Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 24 de Dezembro de 2008 às 14:21

    Imprimir


A Defesa Civil de Minas afirmou na manhã desta quarta-feira que o número de municípios em estado de emergência em decorrência das chuvas subiu de 50 para 53.

Segundo balanço do órgão, 13 pessoas morreram em decorrência das chuvas. Além disso, 5.992 pessoas estão desabrigadas e outras 56.668 estão desalojadas, ou seja, estão hospedadas em casa de amigos e parentes. Ontem, o órgão apontava 46.683 desalojados em todo o Estado.

Os três municípios que decretaram estado de emergência são: Ponte Nova, Brumadinho e Muriaé. Nos últimos dias também foi registrado enchentes e deslizamentos nos municípios de Antônio Dias, Ibirité, Jeceaba, Divinésia e Guidoval.

No Estado de Santa Catarina, as chuvas já deixaram 133 mortos e oito continuam desaparecidas. Ao menos 5.700 pessoas que tiveram suas casas destruídas pelas chuvas no Estado devem passar o Natal em abrigos montados nas várias cidades atingidas pelas chuvas.

Já no Rio, a Defesa Civil aponta 54.775 pessoas desalojadas e 11.794 desabrigadas por causa das chuvas que atingem as regiões norte e noroeste do Estado.

Auxílio às vítimas

Na terça-feira (23), o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), anunciou que os moradores de municípios em estado de emergência terão os prazos para pagamento de contas de água, luz e esgoto estendidos em 60 dias.

O anúncio faz parte de uma série de medidas adotadas para auxiliar as vítimas das chuvas e incluem a criação do Fundese Solidário (Programa Emergencial de Socorro a Empresas e Cooperativas com Empreendimentos Afetados por Chuvas Intensas), para auxiliar a micro, pequenas e médias empresas e cooperativas que tiveram danos causados pelas chuvas.

'Essa linha de crédito começará com R$ 30 milhões, podendo chegar até R$ 50 milhões, com carência de até seis meses para o início do pagamento, que ocorrerá em até três anos e com juros de apenas 6% ao ano', explicou o governador.

As empresas interessadas no financiamento deverão entrar em contato com a BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) até o dia 30 de abril de 2009.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167427/visualizar/