Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 24 de Dezembro de 2008 às 10:31
Por: Antônio de Souza

    Imprimir


Mais antigo jornal em circulação no Estado de Mato Grosso, o “Diário de Cuiabá” completa, nesta quarta-feira (24), 40 anos.

Fundado em 1968 pelo radialista e jornalista cuiabano Alves de Oliveira, que imortalizou o slogan “Fruto de um ideal que jamais sucumbirá”, o DC, como é carinhosamente chamado, se destacou, ao longo dessas quatro décadas, pelo pioneirismo em várias frentes.

Com efeito, o jornal foi o primeiro a circular às segundas-feiras, o primeiro a utilizar cores, além de ter sido o primeiro a criar um portal (www.diariodecuiaba.com.br), acompanhando os avanços tecnológicos.

O Diário também tem a marca de alguns dos pioneiros no jornalismo mato-grossense: Adelino Praeiro, atual diretor-superintendente, cuja perseverança é responsável pela transformação do jornal num dos principais veículos de Comunicação do país. Hoje, o comando da empresa está nas mãos do herdeiro de Alves de Oliveira, o jornalista Gustavo de Oliveira.

Para marcar a data, o jornal traz encartada, na sua edição desta quarta-feira, uma revista que conta a trajetória de Alves de Oliveira, a saga do próprio jornal, as transformações política, econômica e social de Mato Grosso, ao longo de sua circulação ininterrupta.

Em editorial, o jornalista Gustavo de Oliveira destaca que permanece intacto o ideal de Alves de Oliveira, cujo lema é um sinônimo de persistência.

Confira a íntegra do editorial de hoje do Diário de Cuiabá:

Diário, 40 anos

O Diário de Cuiabá completa, com esta edição especial, 40 anos de serviço à comunidade. Ao longo dessas quatro décadas, o jornal acompanhou e registrou um processo de variadas mudanças nos contextos social, político e econômico e estampou, em suas 12.304 edições, a grande maioria dos acontecimentos que hoje fazem parte da história de Mato Grosso.

Da primeira e acanhada sede, na Avenida XV de Novembro, no bairro do Porto, ao moderno prédio localizado na Avenida Beira-Rio, o Diário sempre teve a felicidade de contar, em seus quadros, com uma equipe de profissionais eficientes, por meio dos quais sempre buscou, incessantemente, fazer um jornalismo ético e calcado no respeito à informação pública relevante e sempre comprometida com a verdade.

Do distante 24 de dezembro de 1968 aos dias atuais, o jornal passou por grandes mudanças. Há, entretanto, situações e coisas que o tempo não muda e, por vezes, até as torna mais acentuadas. A dedicação às causas públicas continua presente em cada edição diária. Obviamente, as dificuldades são constantes; contudo, cada edição que vai para as bancas e para os nossos assinantes, não há como negar, representa o testemunho vivo de uma vontade imensa de continuar escrevendo a história desta bela Capital e desse magnífico Estado.

Em todos esses anos, o Diário também se destacou em Mato Grosso pelo seu pioneirismo. Com efeito, foi o primeiro jornal a ter notícias policiais e a circular às segundas-feiras; foi também o primeiro a utilizar cores e, quando os avanços tecnológicos batiam às portas, teve a primazia de colocar as suas notícias na Internet.

Ao contrário de outros veículos do gênero, reconhecidamente ligados a grupos políticos e/ou empresariais, o Diário sempre pertenceu a uma mesma família. Por isso, a liberdade editorial tem sido uma de suas principais marcas, aprimorada com o passar dos anos.

A existência do jornal, quando nada, se confunde com a própria história de Mato Grosso, nos últimos 40 anos. Não se mediram esforços para a criação de um veículo de Comunicação que levasse à sociedade a informação com qualidade, que significasse credibilidade e, além disso, fosse visto como partícipe de todas as transformações ocorrida no Estado, desde a sua fundação, pelo idealista Alves de Oliveira, cujo lema – “fruto de um ideal que jamais sucumbirá” - permanece como sinônimo da persistência.

Muito mais do que uma data para comemorar, os 40 anos de vida do Diário representam uma oportunidade ímpar para que toda a sua equipe - diretores e profissionais de todas as áreas, do mais humilde ao mais graduado - renove a disposição de manter intactos os princípios que sempre destacaram a atuação do jornal – ou seja, buscando sempre ser um símbolo de identidade com o povo desta terra e representar, no contexto do jornalismo cotidiano, um grande compromisso com a verdade.

Cabe, nesse momento, além da comemoração pura e simples de tão representativa data, uma boa dose de reflexão por parte de todos acerca da necessidade de ser manter passos sempre firmes, na busca também incessante pelo estabelecimento de novos paradigmas de um jornalismo sério e ético.

Tudo isso, claro, sem perder a paixão de produzir conteúdo de interesse social com qualidade e credibilidade.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167448/visualizar/