Maioria dos brasileiros ainda não teme desemprego
Apesar de os números do Caged terem apontado para a redução de mais de 40 mil vagas formais na economia do país em novembro, a maior parte dos brasileiros ainda não está preocupada com o desemprego.
Segundo dados divulgados pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base em pesquisa IPSOS feita entre 8 e 16 de dezembro, apenas 9% dos consumidores acreditam que existe a possibilidade de perda do próprio emprego no primeiro trimestre de 2009. Outros 51% dos entrevistados consideram esse risco pequeno ou muito pequeno.
"Isso mostra ainda o alto grau de confiança do consumidor na economia brasileira", diz a ACSP.
A mesma pequisa também revela que 35% dos entrevistados pretendem comprar produtos em liquidações no início de 2009, ante 30% que não pretendem comprar. Entre aqueles irão às compras, 59% dizem que pagarão à vista e 36% pretendem parcelar. De acordo com a Associação Comercial, isso pode ajudar a sustentar a economia no primeiro semestre.
A pesquisa IPSOS-ACSP fez mil entrevistas nacionais domiciliares mês, 12 mil entrevistados ano, em 70 cidades, o que inclui nove regiões metropolitanas, por mês. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Comentários