Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 23 de Dezembro de 2008 às 10:54
Por: Alana Casanova

    Imprimir


Representantes da cadeia produtiva do leite têm como objetivo a partir de 2009 aumentar os índices de produção e produtividade em Mato Grosso. A meta é triplicar a quantidade de litros saindo dos atuais 1.669 mil por dia para 4 mil litros/dia até julho de 2012 e, para 5 mil até julho de 2014. “Queremos atender aos 10 mil produtores de leite com ações do programa, em todos os municípios do Estado, até julho de 2012”, disse o coordenador da cadeia produtiva do leite do MT Regional, Carlos Dorileo Leite.

Uma das maiores conquistas do segmento foi o lançamento oficial do Programa Estadual de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite via Seder/MT, Empaer e MT Regional e ainda, a continuidade do encontro do setor que realizará a segunda edição do encontro do leite de 19 a 21 de novembro de 2009. O programa tem como objetivo principal promover o desenvolvimento da cadeia produtiva através do aumento dos índices de produção do rebanho leiteiro, da melhoria da qualidade do leite produzido, da modernização dos processos de industrialização e diversificação dos produtos lácteos industrializados, bem como o aumento de consumo.

Como objetivos intermediários a ação irá proporcionar aos produtores o acesso às técnicas de manejo alimentar e nutricional, de manejo reprodutivo e produtivo do rebanho leiteiro; promover a reforma, recuperação e manejo das pastagens e a produção de alimentos volumosos para a seca; facilitar aos produtores de leite o melhoramento genético de seus rebanhos, através da utilização das técnicas de inseminação artificial; orientar os produtores sobre a importância da qualidade do leite e os meios de contaminação na coleta e armazenamento do produto na propriedade; introduzir melhorias nas técnicas de ordenha, no armazenamento e resfriamento do leite nas propriedades; proporcionar às indústrias de laticínios, condições de modernizar e aprimorar os processos de industrialização do leite e diversificação a produção de derivados; e aumentar o consumo de leite e derivados pela população Mato-grossense.

Entre as metas em médio e longo prazo estão reduzir a diferença do volume de leite produzido entre os períodos das águas e de estiagem, de 40% para 20% até julho de 2012; proporcionar condições para as indústrias de laticínios existentes e para a instalação de novas indústrias, no sentido de ampliar a capacidade instalada de 2,7 milhões de litros por dia para quatro milhões de litros por dia até julho de 2012, e, para cinco milhões de litros por dia até julho de 2014; passar de 2.090 mil para 3.600 os empregos diretos, e de 7.430 para 12.700 mil os empregos indiretos, gerados pelas indústrias de laticínios até julho de 2014; e promover a regularidade da inspeção sanitária, ambiental e fiscal em 100% das indústrias de laticínios que atuam no estado, até julho de 2012.

Para o melhoramento genético, o secretário de Estado e Desenvolvimento Rural (Seder/MT), Neldo Egon, ressaltou que a secretaria irá distribuir vinte mil matrizes de sêmen de gado holandês aos produtores. Os bezerros frutos do cruzamento serão doados aos demais pequenos produtores de leite da agricultura familiar para que eles possam ter mais qualidade no plantel. “O Governo quer que o pequeno produtor tenha renda e para isso precisamosa aumentar o consumo interno”, disse Egon. O chefe da pasta anunciou ainda investimentos - dos governos Federal, Estadual e iniciativa privada - na ordem de R$ 70 milhões para os próximos quatro anos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167545/visualizar/