Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 22 de Dezembro de 2008 às 18:05

    Imprimir


Enquete realizada pela Folha Online revelou que a maioria dos leitores --45%--, se pudesse, daria uma "sapatada" no presidente venezuelano, Hugo Chávez, a exemplo da que o jornalista iraquiano Muntazer al Zaidi tentou dar no presidente americano, George W. Bush, no último dia 14, durante entrevista em Bagdá.

Dos 34.866 leitores que votaram, 45% --o equivalente a 15.529-- escolheram Chávez como alvo. Pouco menos --11.983 leitores-- escolheram o próprio Bush.

Os outros alvos, por ordem de votação, foram o presidente zimbabuano, Robert Mugabe, com 6% dos votos --o equivalente a 1.983--; o presidente equatoriano, Rafael Correa, com 5% --1.839--; o premiê italiano, Silvio Berlusconi, com 4% --1.470--; o ditador coreano, Kim Jong-il, com 4% --1.302--; e a candidata derrotada à Vice-presidência dos EUA Sarah Palin, com 2% --760.

O resultado da enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de leitores.

Sapatada

Bush falava à imprensa sobre a atuação americana no Iraque quando Zaidi se levantou em meio aos colegas e atirou os sapatos contra o presidente gritando, em árabe: "este é o seu beijo de despedida, cachorro". Bush conseguiu desviar de ambos os sapatos. Na seqüência, Zaidi foi contido por seguranças e arrastado para fora da sala.

No Iraque, atirar um sapato contra alguém é considerado um grande insulto, pois significa que o alvo é inferior a um sapato, sempre em contato com o chão e a sujeira.

O episódio da sapatada ganhou repercussão mundial por representar, ao menos em parte, o sentimento dos iraquianos quanto à ocupação americana. Desde então, muitas manifestações envolvendo sapatadas foram registradas no mundo árabe, e até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva brincou com o fato.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167573/visualizar/