Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 22 de Dezembro de 2008 às 09:09

    Imprimir


As marcas ficaram no rosto de uma das vítimas da violência policial.Os casos de agressões envolvendo policiais militares aumentaram na capital de Mato Grosso. De acordo com a Corregedoria da Polícia Militar, até agosto deste ano, 27 policiais foram expulsos. Para os sociólogos trata-se de uma questão cultural e que precisa mudar.

As marcas da agressão estão por todo o corpo. Ademilton também teve que levar ponto por causa dos ferimentos a faca que teriam sido feitos por dois policiais militares.

"A gente não sabe de quem tem mais medo, se é da polícia ou dos malandros", disse. O rapaz trabalhava em um estacionamento quando foi acusado de ter furtado um carro. Segundo ele o veículo tinha sido levado por amigos do dono, que depois chamou a polícia.

"Me algemaram dentro da viatura deles. Aí saíram comigo que eu não sei nem o local que foi. Aí começaram a me bater lá. Disseram para o dono do carro que o que acontecesse ali não era para ele ver nada", contou Ademilson.

Os dois policiais acusados de agressão trabalham na base comunitária do bairro Araés, em Cuiabá. "Logo de imediato foram recolhidos os policiais das ruas, eles estão trabalhando somente no serviço administrativo, foi instaurado o Inquérito Policial Militar", disse o tenente coronel José Robson Figueiredo, comandante do 10º Batalhão da PM.

De janeiro a agosto deste ano 27 policiais foram expulsos da PM, segundo a Corregedoria, o maior número de expulsões da história da PM. Um relatório da Ouvidoria Geral da Polícia que recebe denúncias da população, aponta que abuso de autoridade e truculência tem sido comuns.

"São atos isolados e a PM vê dessa maneira, e todos os atos que houveram no ano de 2008 foram apurados e feito os encaminhamentos devidos junto à justiça", disse o tenente coronel Figueiredo.

Segun o sociólogo Naldson Ramos o problema não é um caso isolado. "Nas academias, dentro da polícia não se ensina ser violento, ao contrário, ensina-se o respeito aos direitos humanos. Mas na rua, o que se faz, o que se vê em grande parte desses policiais é o abuso da autoridade, o abuso do poder e a violência policial", disse o sociólogo Naldson Ramos.

Ele afirmou ainda que a violência é um problema cultural do brasileiro, que confunde autoridade com autoritarismo e que apenas a capacitação não é suficiente.

"Todos os policiais que abusam do seu poder devem ser denunciados, devem ser apurados os excessos, devem ser punidos e em último caso devem se expulsos da corpoeração para não manchar o nome da instituição", disse Naldson Ramos.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167634/visualizar/