Mato Grosso ganha 1º gabinete municipal de segurança
Várzea Grande é o primeiro município de Mato Grosso a ter o Gabinete de Gestão Integrada. Conduzido pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, o encontro de implantação do GGI municipal contou com a presença de representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, entre outras instituições.
Segundo o secretário Executivo do GGI de Mato Grosso, major BM Wagner Santino, o colegiado várzea-grandense terá oito membros com representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Técnica, Sistema Prisional, Poder Judiciário e Ministério Público Estadual. “Na próxima reunião, que será realizada no início de 2009, iremos eleger o secretário executivo do município”, ressaltou.
Para Wagner Santino, a implantação do GGI municipal significa um avanço nas ações integradas de segurança na região. “Trata-se de uma fonte de articulação entre os setores do poder público e sociedade, garantindo um trabalho mais específico nas áreas de maior necessidade do município, além de garantir captação de recursos junto ao Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci)”, comentou.
Curado ressaltou que a meta é implantar GGIs municipais em todos os pólos do Estado e cidades vizinhas até fevereiro de 2009. “Desta forma o próprio município poderá ter autonomia para trabalhar as ações integradas de acordo com sua realidade”, concluiu.
Durante a reunião, os secretários executivos dos GGIs regionais de Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças, Sinop e Tangará da Serra, apresentaram relatório de atividades dos órgãos durante o ano, entre elas várias ações de segurança e fiscalização em áreas de grande movimento durante os finais de semana nos municípios.
Diógenes Curado avaliou positivamente o trabalho realizado nos pólos. “Os GGIs regionais definiram o padrão de atuação ao qual os municípios deverão seguir. Agora vamos começar essa nova fase, que é a implantação do gabinete nos municípios”.
O GGI é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem, sendo ainda uma das prerrogativas do Plano Nacional de Segurança Pública. Em Mato Grosso o GGI foi instituído em agosto de 2003. O Gabinete de Gestão Integrada de Mato Grosso foi o segundo Gabinete criado no país (o primeiro foi o GGI do Espírito Santo), e o primeiro do Brasil a promover a regionalização dos trabalhos.
Em Mato Grosso, Estado apontado pelo Governo Federal como um modelo a ser seguido, funcionam além do GGI-MT, gabinetes integrados regionais instalados em Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Cáceres e Rondonópolis.
Atualmente, todos os Estados brasileiros contam com GGIs e, a intenção do Governo Federal, inclusive tema de uma das pautas do Fórum Internacional, é expandir o Gabinete de Gestão Integrada para os municípios.
Comentários