Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 17 de Dezembro de 2008 às 15:09

    Imprimir


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta quarta-feira que "o Brasil exerce uma liderança importante na América Latina, mas na região não há um líder único". Entre esta terça-feira (16) e quarta-feira, líderes latino-americanos e caribenhos participam de um conjunto de reuniões na Costa do Sauípe, na Bahia, cujo tema geral é "integração e desenvolvimento".

Nos eventos, as principais ausências são dos presidentes Álvaro Uribe (Colômbia) e Alan García (Peru).

Quanto à possibilidade de que o futuro presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lidere um processo para superar a crise, Chávez considerou que ainda é preciso "esperar para ver o que ocorrerá". "O capitalismo não é de Obama nem de Bush, o capitalismo é do diabo", disse o presidente, que que diz querer instaurar na Venezuela o chamado "socialismo do século 21".

Chávez afirmou ainda que o desemprego cresce na Europa e nos EUA. "Esta é a crise que está triturando o mundo capitalista." "Na Venezuela, por outro lado, temos nossos recursos, nossas reservas e nossas políticas de desenvolvimento que seguirão seu andamento", acrescentou, sem mencionar a grave falta de alimentos no país causada pela política de congelamento de preços de seu governo.

"Sopram novos ventos na América Latina e a idéia de Bolívar de uma América Latina unida, a idéia do socialismo, brotam de novo. O socialismo não morreu. O que está morto é o capitalismo", disse Chávez.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167749/visualizar/