Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 21 de Junho de 2013 às 11:01

    Imprimir


Com isso, os rizicultores terão até 31 de julho para manifestarem formalmente aos bancos a adesão ao programa. A formalização do contrato pelos bancos e o pagamento da primeira parcela de 10% da dívida, foi adiado para 30 de agosto próximo.



 
O presidente da Federarroz, Renato Rocha, destaca a importância da medida: “pois os bancos privados não estavam aceitando sequer o protocolo da renegociação. Com a reunião entre o setor, o governo e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e esse novo prazo, mais produtores poderão integrar-se ao plano de repactuação do passivo, solucionando um dos mais graves problemas do setor, que é o endividamento”, argumenta.



 
Segundo Rocha, a dívida setorial foi avaliada em mais de R$ 3,1 bilhões no final de 2012. “A renegociação é boa para os bancos, que vão reaver recursos, ainda que em 10 anos, e para o produtor, que pagará taxas de juros controladas e poderá reaver o acesso ao crédito oficial”, enfatiza.



 
A Federarroz disponibiliza no site www.federarroz.com.br uma carta-modelo para os produtores protocolarem em suas agências bancárias formalizando a adesão. O documento é baseado nas duas resoluções do Banco Central. De acordo com Renato Rocha, o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio do secretário Neri Geller, da Fazenda, pelo secretário João Rabelo Júnior e dos deputados federais Luiz Carlos Heinze e Alceu Moreira, entre outros parlamentares, foram fundamentais para que essa medida se concretizasse, bem como o empenho da classe arrozeira nas reivindicações. Enfatiza ainda que a notícia ajuda a manter a estabilidade de preços do arroz no mercado neste final de semestre.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/16778/visualizar/