Ministério da Agricultura estuda novo modelo de crédito agrícola
Uma das atividades econômicas mais presentes em Mato Grosso e responsável direta pelos desempenhos impressionantes da competitividade do Brasil no mercado internacional, a agricultura se reinventou, ao inserir novas técnicas de plantio no campo.
A tecnologia dinamizou a produção e permitiu investimentos em pesquisas e melhorias das atividades. Porém, com a recente crise financeira internacional, os custos de produção, que já são onerosos, deixaram a situação mais complexa. Nesta terça-feira (16), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, anunciou que já está sendo estudada uma nova política de crédito para o setor agrícola.
Stephanes admitiu que o atual modelo está esgotado e, para garantir o futuro da produção agrícola e da competitividade brasileira, é necessário reestruturar as políticas de crédito e de preços e o seguro rural. Outro ponto verificado pelo ministro é da necessidade de se manter as discussões em nível estritamente técnico com a área de meio ambiente.
“Tenho uma visão clara de que o atual Código Florestal não atende nem ao pressuposto de produzir, nem ao de proteger”, afirmou Stephanes. Caso a legislação seja aplicada na íntegra, um milhão de pequenos produtores, que atuam em áreas consolidadas e fora do bioma amazônico, terão que suspender suas atividades.
Comentários