Spam representa 90% dos e-mails enviados no mundo, diz pesquisa
Uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Cisco aponta que 200 bilhões de spams são enviados por dia no mundo --o número representa 90% dos e-mails mandados diariamente.
O estudo indica que os Estados Unidos são a maior fonte de spams, com 17,2% do total, seguido pela Turquia (9,2%) e Rússia (8%). Um dos principais meios utilizados para envio dessas mensagens são as redes de "computadores zumbis" --infectadas, as máquinas podem sem controladas por terceiros. O computador é usada para disparar spam, promover mais ataques ou furtar informações pessoais.
Redes de "computadores zumbis" podem ser extremamente lucrativos, muitas vezes trazendo milhões de dólares de faturamento para os autores e seus distribuidores.
"Todos os anos nós vemos ameaças evoluírem, à medida que criminosos descobrem novas formas de explorar pessoas, redes e a internet", afirma Patrick Peterson, pesquisador de segurança da Cisco.
De acordo com a Cisco, criminosos usam inclusive um método para identificar e "seqüestrar" senhas consideradas fracas, facilmente detectáveis. Senhas ruins nesse caso são nomes de familiares, aniversários, endereços residenciais ou termos facilmente dedutíveis. Quando eles conseguem acesso a essas contas de e-mail, começam a enviar milhares de mensagens usando o remetente do dono.
Comentários