Brasil é 2º em ranking de consumo de entretenimento
O Brasil aparece em segundo lugar em uma pesquisa sobre o consumo de produtos de entretenimento realizada pela consultoria Nielsen.
O levantamento ouviu 26 mil usuários de internet em 52 países do mundo todo no final do mês de setembro e no início de outubro.
Além de um ranking geral, a Nielsen elaborou uma lista para quatro categorias: música, videogames, mídia digital e aparelho mais usado.
Na lista por países, o Brasil ficou atrás apenas das Filipinas na média geral. Por região, a América Latina ficou em primeiro lugar na pesquisa, seguida pela Ásia, pela América do Norte e pela Europa.
O ranking geral foi elaborado com base em respostas a perguntas sobre uso de aparelhos para entretenimento no mês anterior à pesquisa, compra de conteúdo de entretenimento nos últimos seis meses, tempo gasto em média com entretenimento durante uma semana e número de itens relativos a entretenimento baixados no último mês.
Categorias
Na categoria específica para o consumo de música, o Brasil ficou em primeiro lugar. As Filipinas apareceram em segundo, com a Colômbia em terceiro - seguida por Venezuela e México.
O Vietnã ocupa o sexto lugar na categoria, a China aparece em sétimo, a Argentina em oitavo, a Turquia em nono e o Chile em décimo lugar.
"A pirataria manteve os preços da música baixos tanto para CDs como para downloads", afirma Klaas Hommez, que supervisionou a pesquisa da Nielsen.
Na categoria sobre o consumo de mídias digitais, o Brasil ficou em oitavo lugar no ranking liderado pela China.
O ranking de consumo de mídias digitais se baseou nas respostas a perguntas relativas ao tempo gasto com música e filmes digitais.
Na lista de consumo de videogames, o Brasil ficou em nono lugar, logo à frente da Venezuela. As Filipinas ficaram em primeiro lugar, com a China em segundo.
Computadores x TVs
A pesquisa da Nielsen ainda apontou que o aparelho mais utilizado entre os 26 mil pesquisados é o computador, com 77% da preferência.
A televisão ficou em segundo lugar, com 75% da preferência nos 52 países. A diferença aumenta a partir do terceiro lugar: o CD player conseguiu 50% da preferência e o DVD player, 48%.
Os telefones celulares com internet, mas sem vídeo, ficaram com 40% das preferências, e os celulares com internet e vídeo aparecem com 30%.
O dispositivo menos usado entre os pesquisados foi o DVD player de Blu-Ray, com apenas 3% da preferência.
Comentários