Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 15 de Dezembro de 2008 às 11:58

    Imprimir


O Governo do Estado de Mato Grosso firmou nesta sexta-feira (12.12) convênio com a Federação das Indústrias do Estado (Fiemt) para qualificação profissional. O termo foi assinado pelos secretários de Estado, Terezinha Maggi, da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), e Pedro Nadaf, da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), e pelo presidente da Fiemt, Mauro Mendes, no auditório da Fiemt, durante reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Federação.

A parceria fortalece o Projeto Qualifica Mato Grosso, financiado com recursos do Governo Estadual. Para esta segunda edição do projeto serão beneficiados mais de 2 mil trabalhadores, de 66 municípios do Estado.

O recurso, no valor de R$ 1.251 milhão, foi conveniado pela Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) com o SENAI, que será a instituição executora dos cursos, e são provenientes do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic). “Ao todo, em 2008 foram liberados cerca de R$ 2 milhões para a qualificação da mão-de-obra”, enfatiza o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf.

“A empregabilidade é o foco do projeto. O desenvolvimento econômico de Mato Grosso gerou o aumento da oferta de emprego, principalmente da mão-de-obra qualificada. A capacitação, então, tornou-se uma necessidade do mercado de trabalho. O Projeto Qualifica Mato Grosso foi criado em 2007, mantido quase que exclusivamente com recursos do Governo Estadual, por intermédio de instituições executoras, contratadas pela Setecs para ministrar os cursos de capacitação”, destacou a secretária Terezinha Maggi.

Durante a assinatura de convênio, o secretário Pedro Nadaf garantiu que a parceria deve continuar em 2009 e que a expectativa é qualificar muito mais pessoas nos setores de agropecuária, indústria, comércio e também serviços. Este ano, pelo menos 90% dos recursos do Fundeic foram destinados a indústria. “O que significa que o setor cresceu bastante e precisa de mão-de-obra de qualidade”, enfatiza.

O presidente da Fiemt, Mauro Mendes, garantiu que o convênio firmado com o SENAI será executado com o maior rigor e os recursos aplicados de melhor maneira. “Isso irá fortalecer todos os segmentos econômicos do Estado, gerando desenvolvimento dos cidadãos do nosso Estado. O SENAI tem atuado de forma intensa na formação profissional e o foco do Governo alia-se também ao nosso objetivo enquanto representantes do empresariado mato-grossense”, afirmou.

As cidades beneficiadas com os cursos foram escolhidas conforme a solicitação dos Conselhos Municipais de Trabalho e de um estudo prospectivo, realizado no ano passado pela Setecs, e o qual apontou as áreas de indústria, comércio, construção civil e prestação de serviços como grandes geradoras de emprego.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167986/visualizar/