GNV deve estar disponível nos postos de MT a partir deste segunda
Está prevista para amanhã a retomada do abastecimento de gás natural em Mato Grosso. Muitos motoristas do Estado foram prejudicados pela suspensão do fornecimento.
A Secretaria de Indústria Comércio Minas e Energia garante que o Gás Natural Veicular estará disponível nos postos de Mato Grosso na segunda-feira. O envio de GNV foi suspenso em outubro e desde então quem depende do produto é obrigado a recorrer ao álcool ou à gasolina. “A gasolina está cara e o gás não chega nunca”, disse a vendedora autônoma Maria Cristina Camargo.
O GNV volta com preço mais alto. De R$ 1,59 o metro cúbico deve subir para R$ 1,78 - reajuste de quase 12%. A alta se deve ao valor negociado no contrato firmado com a Bolívia no final de novembro. “Mesmo assim ele é vantajoso para a utilização nos veículos”, afirmou o secretário de Indústria Comércio Minas e Energia, Pedro Nadaf.
São seis estabelecimentos: cinco na Grande Cuiabá e um em Rondonópolis. De acordo com a MT Gás, o fornecimento será de 1 milhão e 200 mil metros cúbicos de gás ao mês. O mesmo fornecido até outubro, quando o contrato foi quebrado.
De acordo com a MT Gás, existem cerca de três mil carros que circulam com o combustível, sendo deste total 360 táxis.
Consumo
O consumo médio por dia de um carro que utiliza gás natural varia entre 16 e 20 metros cúbicos. Cada um dos cinco postos instalados na Grande Cuiabá tem dois bicos que abastecem com o Gás Natural Veicular. O tempo médio de abastecimento de cada carro é de aproximadamente 20 minutos.
Só em Cuiabá são três postos que fornecem o GNV. Dois estão localizados na avenida Miguel Sutil e o terceiro está na avenida Fernando Correa.
Comentários