Interiorização da Saúde implanta tratamento renal substitutivo em Tangará
Serão atendidos 54 pacientes cadastrados que antes se dirigiam a Cuiabá para serem beneficiados com hemodiálise
A Secretaria de Estado de Saúde adota a política de interiorização das ações e de serviços. Nesta linha implantou, no município de Tangará da Serra, o serviço de Tratamento Renal Substitutivo no atendimento a 54 pacientes cadastrados que antes se dirigiam a Cuiabá para serem beneficiados neste tipo de atendimento.
“Com a implantação do Centro de Hemodiálise os pacientes dos 10 municípios de abrangência da Regional de Tangará da Serra poderão ser atendidos mais próximos de suas residências. O serviço só foi possível ser implantado com a união dos esforços entre a Câmara Municipal, a Prefeitura do município e o Executivo Estadual em dotar Tangará da Serra de serviços de Saúde de média e alta complexidade vez que o Estado dá aporte financeiro aos leitos de UTI onde a região conta com 8 leitos adulto e 10 neonatal”, disse o secretario de Estado de Saúde, Augustinho Moro.
Segundo o superintendente de Atenção Integral à Saúde, Paulo Roberto Araújo, para a implantação do Centro de Hemodiálise a Câmara Municipal disponibilizou R$ 500 mil e o Estado adquiriu equipamentos no valor de R$ 134 mil e assinou convênio para manutenção e custeio dos serviços da ordem de $1.480.312,80. No total são 12 cadeiras a disposição dos usuários.
“O serviço é administrado por uma empresa especializada em tratamento renal que mantém os profissionais de Saúde necessários. O Estado dá o aporte financeiro na manutenção dos serviços. A parceria é salutar visto que é difícil manter profissionais nessa área no interior do Estado. A administração do Centro de Hemodiálise é vinculada aos serviços de Saúde do município que atende o SUS”, disse Paulo Roberto.
No atendimento aos 10 municípios de abrangência da Regional de Tangará da Serra o Estado vem investindo gradativamente na implantação de serviços e aquisição de aparelhos. O município recebeu do Estado ambulância, aparelho de ultra-som, de Mamografia, de Raios-X, recebeu também reforma e ampliação para a Unidade Mista de Saúde, implantação de dois leitos de estabilização completos, além doar ao município uma Unidade de Saúde que inicialmente era o prédio da Farmácia de Manipulação onde foi implantado o Centro de Reabilitação e serviços de laboratório.
“Estas ações que o Estado implanta no interior são planejadas e também vem de encontro com as demandas, no intuito de fortalecer a Rede do Sistema Único de Saúde. Os aportes financeiros que o Estado dá não só ao município de Tangará como quase todos os municípios do Estado é no sentido de promover a descentralização da assistência em Saúde e fortalecer o processo de regionalização do SUS. O Estado procura apoiar os municípios que implementam a rede e principalmente aqueles que possuem especialistas.
A grande dificuldade que o Estado tem é justamente a fixação do médico especialista no interior. É um desafio que estamos enfrentando e planejando nossas ações no fortalecimento das parcerias, dos consórcios, dos hospitais públicos e filantrópicos de cada vez mais podermos oferecer mais serviços numa visão de fortalecimento da rede onde o usuário possa ser atendido com excelência e tranqüilidade, mais próximo de onde mora”, disse o secretário Augustinho Moro.
Comentários