Obama tem aprovação de 79% dos americanos, diz pesquisa
A taxa de aprovação é 14 pontos percentuais maior que a de George W. Bush antes de tomar posse, em 2001, e 17 pontos percentuais superior a de Bill Clinton, em 1992.
No período de transição, a aprovação de Obama é 50 pontos percentuais superior à de George W. Bush na Presidência, que agora está em 28%.
Segundo especialistas, altos índices de aprovação geralmente são registrados por líderes após desastres nacionais. "Para muitos americanos, a administração Bush foi um desastre nacional", afirmou Bill Schneider, analista político da CNN.
Segundo a pesquisa, 79% dos entrevistados disseram que Obama vai fazer um bom governo, contra os 74% que fizeram a mesma afirmação, na última pesquisa realizada em novembro.
A sondagem também aponta que 78% acreditam que Obama será um agregador, contra 58% que fizeram a mesma afirmação quando Bush assumiu, em 2000. "Bush assumiu com um discurso de união, mas falhou quanto a esse compromisso --como ele mesmo admitiu em entrevista à rede ABC News", afirmou Schneider.
Avaliação
Mas o alto índice de aprovação, segundo a pesquisa, não está relacionado exclusivamente a Obama. Entre os entrevistados, 77% disseram estar satisfeitos com a futura primeira-dama, Michelle, e 56% com o próximo vice-presidente, Joe Biden.
Ainda segundo a sondagem, o Partido Democrata continua sendo mais popular que o Republicano. Seis em cada dez pessoas afirmaram ser mais favoráveis aos princípios democratas, enquanto a maioria tem uma visão desfavorável em relação ao Partido Republicano.
A pesquisa foi feita por telefone entre os dias 1 e 2 de dezembro, com 1.906 adultos americanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Comentários