Explosão mata pelo menos 16 e fere 70 no Paquistão
Pelo menos 16 pessoas morreram e 70 ficaram feridas nesta sexta-feira em uma explosão na cidade de Peshawar, no noroeste do Paquistão, segundo informações da polícia.
A imprensa local informou que a explosão danificou vários prédios e ocorreu em uma área populosa, perto de uma mesquita xiita e de um mercado.
Ainda não se sabe o motivo do ataque desta sexta-feira. Uma autoridade local informou que vítimas estão presas debaixo dos escombros.
Segundo o correspondente da BBC em Islamabad Charles Haviland, o ataque parece ter sido feito com um carro-bomba. Um delegado de polícia afirmou que a bomba pesava entre 20 kg e 25 kg.
O hospital local, para onde muitos dos feridos foram levados, declarou situação de emergência e pediu doações de sangue para atender os feridos.
As ruas que dão acesso ao local da explosão estariam congestionadas, o que dificultou a chegada das equipes de resgate, disse a imprensa local.
De acordo com Haviland, a imprensa também afirma que uma escola de missionários fica na área da explosão e que mulheres e crianças estariam entre os mortos.
Região tribal
Antes seis pessoas já tinham sido mortas no que poderia ser um ataque sectário na região tribal de Orakzai.
O noroeste do Paquistão tem sido atingido por vários ataques sectários envolvendo muçulmanos xiitas e sunitas.
Os xiitas correspondem a menos de 20% da população do país e milhares de militantes das duas comunidades e da maioria sunita foram mortos em ataques e represálias nos últimos dez anos.
Os ataques desta sexta-feira ocorreram enquanto o Exército paquistanês realiza operações no noroeste do país contra militantes da Al-Qaeda e do Talebã.
Comentários