Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 03 de Dezembro de 2008 às 09:24

    Imprimir


A Justiça do Trabalho de Mato Grosso participa da Semana Nacional de Conciliação com a realização, até a próxima sexta-feira (05), de centenas de audiências com o objetivo de resolver conflitos trabalhistas por meio de acordos entre as partes. cerca de 600 audiências foram designadas para acontecer no Complexo Maruanã dos Juizados Especiais de Cuiabá durante a 3ª Semana Nacional da Conciliação. A mobilização é uma parceria do Poder Judiciário de Mato Grosso com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Bancos, empresas de telefonia e de consórcios, que apresentam elevado número de ações judiciais nos juizados especiais, já foram convidados a participar da campanha e colaborar com a proposta da conciliação.

Nas Comarcas de Primeira Instância, os juízes também intensificaram os agendamentos com intimação das partes. Porém, quem não foi intimado poderá procurar a comarca onde tramita o processo. A auternativa abrevia o caminho tradicional de um processo. A campanha mobiliza 69 comarcas durante esta semana com a expectativa de conciliação de 30% dos 673 mil processos existentes no Estado.

Em Cuiabá, as atividades se concentrarão no dia 05 de dezembro com a realização, por parte do Núcleo de Conciliações do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), de aproximadamente 200 audiências no saguão do prédio da Corte. No local será montada uma estrutura para o trabalho de dois juízes e dezenas de servidores do TRT. As audiências iniciarão às 9h.

A presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso adotou em seu planejamento estratégico, a difusão da cultura da conciliação e para tanto instalou uma comissão permanente, presidida pela juíza Clarice Claudino da Silva, para tratar dos movimentos em todo o Estado. Desde que a comissão foi instalada, em 2007, já foram realizadas seis mutirões e, com isso, a prática da conciliação passou a fazer parte do cotidiano da Justiça Estadual.

Em setembro foi realizado o II Movimento Estadual pela Conciliação, mobilizando todos os juizados especiais das comarcas do interior. A adesão girou em torno de 71,7% das pessoas convocadas para uma das 5.372 audiências em juizados especiais de Cuiabá e das comarcas. Foram celebrados acordos em 33,4% dos casos, correspondendo a 1.287 conflitos solucionados, cujos processos deixaram de tramitar.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168589/visualizar/