Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 26 de Novembro de 2008 às 10:29
Por: Lucélia Andrade

    Imprimir


Com a chegada do final de ano as vendas no comércio aumentam significativamente. E com este aumento, o número de contratação para empregos temporários também acompanham, principalmente no setor de vendas. Grande parte destes empregos, acabam tornando-se fixos, após as festividades. Mas para isso é necessário muita dedicação e esforço do funcionário contratado temporariamente. As pessoas que estão desempregadas aproveitam esta época, procuram agências e lojas, para firmar e garantir seu emprego para o próximo ano. O coordenador da agência do Sine em Tangará da Serra, Júlio Cezar Brum de Mattos, afirma que a procura pelas vagas temporárias neste ano estão sendo menores. Tudo leva a crer, que a diminuição da procura, de acordo com o coordenador, é pelo fato de que as pessoas deixam seu curriculum diretamente nas lojas. “Não há muito procura nem por parte das empresas nem dos interessados ”, diz.

Em uma loja de calçados localizada no centro de Tangará da Serra, a gerente Jane Ojeda, afirma que já foram feitas as contratações temporárias para o final do ano. Segundo ela, todos os anos nesta época são contratados novos funcionários e a maioria acabam se tornando fixos depois das festividades. “Mas a contratação irá depender do desempenho do funcionário na sua função e como ele recebe os clientes”, diz. Já Francisco Erivan, gerente de uma loja de confecções e calçados, diz que já foram contratados sete funcionários, sendo quatro vendedores temporários e três que receberão um salário fixo. Conforme o gerente, a efetivação dos funcionários temporários só será realizada caso surja alguma vaga.

ESTADO - De acordo com o departamento de Pesquisas Econômicas do Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio), Mato Grosso ocupa o primeiro lugar no país, na geração de empregos formais . Para se ter uma idéia, a atividade comércio e serviços em setembro de 2007 geraram oito mil empregos formais, este ano foram quase 16 mil. O próprio número de empregos temporários terão uma significativa elevação, valendo lembrar que no ano passado foram contratados no final de ano 6 mil, na projeção, entretanto, aumentará 1.5 mil.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168953/visualizar/