Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 26 de Novembro de 2008 às 09:54

    Imprimir


A alta de juros de outubro foi provocada, principalmente, pela altas do spread bancário (diferença entre a taxa de juros captada pelo banco e a taxa do empréstimo), segundo coluna Bancos enfiam a faca de Vinicius Torres Freire na Folha de S.Paulo desta quarta-feira (apenas para assinantes).

Desde que há registros disponíveis no Banco Central (junho de 2000), o aumento percentual do spread para empréstimos a empresas apenas não foi maior em agosto de 2002, quando a economia vivia o segundo ano seguido de crise e havia temor no mercado para a eleição do presidente Lula.

Segundo o colunista, em outubro, o aumento dos juros médios para empresas perde apenas para os de novembro de 2002 (pânico da vitória de Lula), julho de 2001 (alta de juros do BC devida ao apagão e à crise argentina e mundial) e janeiro de 2003 (início do governo Lula, quando a Selic vinha de alta de 11 pontos em menos de um ano).

A taxa média de juros para empresas aumentou 3,3 pontos percentuais de setembro para outubro.

Segundo dados do BC, o custo médio de captação dos bancos em tais operações cresceu meio ponto percentual. O spread, por sua vez, cresceu 2,8 pontos percentuais.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168959/visualizar/