Desemprego é o menor para outubro desde 98, diz Dieese
O desemprego total em seis regiões metropolitanas (Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, São Paulo e no Distrito Federal) caiu de 14,1%, em setembro, para 13,4% em outubro - a menor taxa para este mês desde 1998. A redução no indicador ocorreu pelo segundo mês consecutivo, apontou nesta quarta-feira a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) feita em conjunto com a Fundação Seade.
O contingente total de desempregados nas regiões pesquisadas ficou em 2,698 milhões de pessoas, 141 mil a menos do que no mês anterior, de acordo com os dados do levantamento.
Segundo a pesquisa, a taxa de desemprego aberto (composta por pessoas que procuraram emprego e não fizeram nenhum trabalho ocasional) caiu de 9,5%, em setembro para 8,9%, em outubro. Já o desemprego oculto (pessoas que procuraram emprego, mas fizeram trabalhos ocasionais) caiu 4,6% para 4,4% na mesma base de comparação.
O Dieese apontou ainda que, nos últimos 12 meses, a taxa de desemprego total das seis regiões diminuiu de 15% para 13,4% e o nível de ocupação cresceu em todas as regiões pesquisadas.
Em São Paulo, a maior região metropolitana do País, o desemprego total (aberto mais oculto) caiu de 14,4%, em outubro do ano passado, para 12,5% no mesmo mês de 2008. Em setembro último o indicador apontava 13,5%.
Comentários