Pagamento do ICMS em Mato Grosso será prorrogado para dia 20
O anúncio oficial da nova data de recolhimento do ICMS, que será por tempo indeterminado, será feito amanhã em solenidade na sede da Sefaz, com a presença do governador Blairo Maggi. Segundo cálculos da secretaria, a estimativa é que 40 mil contribuintes sejam beneficiados com a medida, e que deste total cerca de 20 mil atuam no comércio varejista.
Será feita readequação nos sistemas tecnológicos da Sefaz e que por isso o benefício só poderá ser usufruído a partir do primeiro mês do ano que vem. As empresas reivindicavam o pagamento do imposto em duas vezes mas o governo resolveu conceder mais prazo.
Para o diretor da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira, a dilatação no prazo concedido pelo governo proporcionará maior fluxo de caixa às empresas. Ele diz que com dias a mais para efetuar o pagamento, os empresários poderão vender mais o que fará com que a economia seja oxigenada com recursos. "Assim as empresas terão mais dinheiro e não precisarão fazer empréstimos por exemplo, já que terão dinheiro no caixa por mais tempo", diz ao acrescentar que com esta "folga", poderão ser feitos investimentos como por exemplo, em estoques.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), José Alberto Aguiar, todo benefício concedido pelo governo é bem vindo. Na avaliação dele, mesmo que o recolhimento do tributo seja apenas adiado surgirá efeito pois é grande o número de compromissos que o empresário tem no início do mês e com uma nova data ele poderá programar melhor o pagamento do imposto e evitar a inadimplência.
Comentários