Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 24 de Novembro de 2008 às 16:31

    Imprimir


O dólar registrou uma forte queda nas negociações desta segunda-feira (24), seguindo o clima positivo do mercado externo e as ações do Banco Central (BC) no cenário interno. A moeda americana fechou cotada a R$ 2,325, com queda de 5,41%.

Bovespa opera em forte alta

No dia, o BC fez novas intervenções no mercado cambial, acentuando a queda da divisa dos EUA. A autoridade monetária vendeu mais US$ 2,16 bilhões ao mercado em dois leilões de "swap" cambial tradicional, sendo que um teve a finalidade de rolar parte de um lote de contratos que vence em 1o de dezembro.

O BC anunciou ainda que fará na terça-feira uma pesquisa de demanda, com o objetivo de prosseguir com essa rolagem.

Ajuda bancária

No dia, o bom humor internacional foi gerado pela ajuda do governo norte-americano ao Citigroup, anunciada na madrugada deste domingo. Como resultado, os principais mercados financeiros mundiais registraram altas experessivas, tanto na Europa quanto em Nova York.

"Nós somos hoje intimamente ligados ao que acontece nos Estados Unidos", apontou João Medeiros, diretor de câmbio da Pioneer Corretora. "O mundo todo esperava alguma coisa sobre o grande problema em função do Citigroup."

Novo time financeiro

O clima positivo foi reforçado com o anúncio dos nomes da equipe econômica do novo governo dos EUA, feito na tarde desta segunda. O presidente eleito Barack Obama confirmou as previsões e anunciou a nomeação de Timothy Geithner para secretário do Tesouro do futuro governo.

Ele é o atual presidente do Fed de Nova York e já trabalhou com três ex-presidentes, entre 1988 e 2001, ocupando o cargo de subsecretário de Assuntos Internacionais durante a administração Clinton.

Quarteto de ferro

Além de Geithner, outros três nomes formarão o 'quarteto de ferro' da equipe do presidente eleito. O presidente eleito afirmou ainda que quer ver os indicados, que estavam presentes no discurso nesta segunda, trabalhando a "partir de hoje". Obama, porém, só vai assumir o cargo de presidente em 20 de janeiro de 2009.

Obama nomeou Lawrence Summers para o Conselho Econômico Nacional. Christina Romer, acadêmica da Universidade da Califórnia, foi anunciada como chefe do Conselho de Consultores Econômicos da Casa Branca. E Melody Barnes, que já fazia parte da equipe de transição de governo, foi anunciada como diretora do Conselho de Política Doméstica, com Heather Higginbottom como subdiretora.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169106/visualizar/