Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 24 de Novembro de 2008 às 10:37
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


Famílias de 88 aldeias xavantes de Mato Grosso e de 70 comunidades remanescentes de quilombos hoje vivem em melhores condições graças a um trabalho realizado pelo Governo do Estado, no ano passado, que incluiu estes cidadãos no programa Bolsa Família do Governo Federal. Por essa iniciativa o Estado está entre os 31 finalistas da segunda edição do Prêmio Práticas Inovadoras na Gestão do Programa Bolsa Família.

As 31 melhores práticas, sendo 22 enviadas por municípios e nove provenientes de Estados, participarão de premiação, que será realizada nesta segunda e terça-feira (24 e 25 de novembro), na Academia de Tênis, em Brasília (DF).

Até a data final de inscrição, 19 de setembro passado, o prêmio recebeu 692 inscrições válidas. Destas 443 serão publicadas no Observatório de Boas Práticas do Programa Bolsa Família, de acesso livre ao público por meio do link www.mds.gov.br/bolsafamilia/observatorio.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) pretende mapear e reproduzir experiências bem-sucedidas que surgiram em cidades e Estados brasileiros, tanto na gestão do programa de transferência de renda, quanto no combate à insegurança alimentar.

O MDS irá premiar 27 práticas, que receberão certificado de reconhecimento pela contribuição aos objetivos do Bolsa Família e terão seu relato publicado. Representantes das seis melhores práticas desenvolvidas por municípios e quatro estaduais participarão de missões internacionais para conhecer programas semelhantes ao Bolsa Família no Chile, no México e na Colômbia. Essas missões ocorrem nos dias 15 e 19 de dezembro.

CADASTRAMENTO - O trabalho de cadastramento de comunidades remanescentes de quilombos e das comunidades indígenas no programa Bolsa Família foi realizado em 2007. Ao todo foram incluídas no Bolsa Família 762 famílias de 70 comunidades remanescentes de quilombos, e aproximadamente 1.200 famílias indígenas da etnia xavante, distribuídas em 88 aldeias.

O trabalho foi realizado através de uma ação conjunta entre os Governos Federal, Estadual e Municipal, Conselho Estadual do Negro e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Fundação Uniselva.

Os interessados em assistir à premiação devem se inscrever gratuitamente pelo endereço eletrônico observatoriopbf@mds.gov.br. A mensagem deve conter o nome do participante, a instituição, citando o Estado e o município em que está localizado, e o cargo do funcionário. No assunto, deve estar escrito: “Inscrição Prêmio de Gestão e Estudos MDS”. A confirmação será enviada via e-mail. Em razão do espaço, as vagas são limitadas. O MDS não arcará com os custos de passagem, hospedagem e alimentação dos inscritos.





Fonte: Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169154/visualizar/