Petrobras descobre mais 2 bilhões de barris de petróleo
A descoberta fez com que a empresa decidisse acelerar os estudos para produção do óleo localizado na camada pré-sal do Espírito Santo, onde já está sendo realizado um Teste de Longa Duração (TLD) desde setembro.
Até agora já foram perfurados seis poços na seção pré-sal do Espírito Santo, todos eles com sucesso. Com as novas descobertas, o volume total de óleo estimado na área do Parque das Baleias, incluídos os reservatórios localizados acima e abaixo da camada de sal, já chega a aproximadamente 3,5 bilhões de boe.
A descoberta eleva para uma faixa entre 9,5 bilhões e 14 bilhões de boe o potencial da reservas já conhecidas do pré-sal, uma região de cerca de 800 km que vai da costa do Espírito Santo à Santa Catarina, volume que dobraria as reservas brasileiras.
Outros reservatórios já foram comprovados no campo de Tupi e Iara, na bacia de Santos, com potenciais entre 5 bilhões e 8 bilhões de boe no primeiro e entre 3 bilhões e 4 bilhões de boe no segundo.
Ao final de 2007, as jazidas de petróleo provadas do Brasil estavam em 11,4 bilhões de barris de óleo, segundo a ANP.
O Parque das Baleias foi o primeiro a produzir óleo na chamada camada pré-sal, beneficiado pelo fato da espessura da placa de sal ser menor do que em Santos. Enquanto em Santos a camada pré-sal tem cerca de 2 mil m, no Espírito Santo tem cerca de 200 m.
Os poços
De acordo com a Petrobras, os poços 6-BFR-1-ESS e 6-BAZ-1DB-ESS, situados abaixo dos campos de óleo pesado de Baleia Franca, Baleia Azul e Jubarte, foram perfurados a cerca de 80 km da costa.
As descobertas estavam sob uma camada de sal de até 700 m e em lâminas d'água de 1.348 m e 1.426 m, respectivamente. Os reservatórios estão entre 4,2 mil m e 4,8 mil m de profundidade, a partir do nível do mar, e tem espessuras porosas com óleo de 190 m e 300 m, informou a empresa.
Com informações da Investnews e Reuters.
Comentários