Tribunal de Justiça informa dados sobre escutas telefônicas em Mato Grosso
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso informou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta terça-feira (18), que foram abertos 242 inquéritos sobre escutas telefônicas e que 230 telefones estão sendo monitorados legalmente pela Justiça estadual. O TJ de Mato Grosso era um dos cinco tribunais que ainda não havia informado ao CNJ sobre as interceptações telefônicas legalmente autorizadas.
Com a incorporação dos dados do TJ Mato-grossense ao balanço divulgado pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, os números nacionais passam de 11.846 para 12.076 telefones monitorados com autorização judicial.
Alagoas, Paraíba, Tocantins e São Paulo ainda não passaram os números ao Conselho, mas, para o ministro Gilson Dipp, os dados desses quatro tribunais não trarão acréscimos significativos diante das 400 mil interceptações divulgadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos grampos telefônicos.
Mensalmente o CNJ continuará recebendo as informações das interceptações telefônicas, como determina a resolução nº 59 e poderá avaliar o desempenho estatístico das autorizações judiciais.
Comentários