Posse de Obama será planejada para receber 4 milhões de pessoas
Funcionários federais e distritais estão se preparando para receber 4 milhões de pessoas no National Mall, em Washington, para a posse do presidente eleito, Barack Obama, no dia 20 de janeiro, segundo informação publicada nesta terça-feira, pelo jornal "The Washington Post".
Até hoje, o maior evento realizado no local reuniu 1 milhão de pessoas. Apenas uma pequena parcela deste público vai estar perto o suficiente para assistir à cerimônia, mas organizadores estão planejando colocar grandes telões ao longo da avenida Pensilvânia, onde acontecerá o desfile, para que o público possa fazer parte do dia histórico.
Todos os projetos estão sujeitos à aprovação da equipe de Obama responsável pela cerimônia da posse, que vai determinar o tamanho e os detalhes do evento. O Serviço de Segurança, por sua vez, é o responsável pela segurança e logística.
Mesmo em uma cidade acostumada a receber manifestações, protestos, marchas e funerais, a posse de Obama será um evento sem precedentes no que diz respeito a planejamento. Assim, a pergunta que surge é: A cidade tem condição de receber o evento e abrigar essa multidão?
Ou poderão acontecer os mesmos transtornos registrados em 1976? Naquele ano, milhões de pessoas eram esperadas no National Mall para celebrar o bicentenário da declaração da independência americana. A organização pediu para os visitantes usarem o transporte público e prometeram um serviço especial. No entanto, o que aconteceu foi um enorme engarrafamento, com ônibus e carros parados por horas.
No entanto, este ano, os organizadores garantiram que será diferente e expressaram confiança de que não haverá transtornos durante o evento. Mesmo assim, agentes federais e distritais já esperam novidades. A organização, por exemplo, prevê que pessoas cheguem para acampar no dia 19 de janeiro, para ficar o mais perto possível da rota onde acontecerá a parada.
Planejamento
O prefeito Mayor Adrian M. Fenty afirmou que evento anteriores serão usados como base para o planejamento da posse do dia 20 de janeiro. "No entanto, vamos fazer exceções, já que, segundo projeções, a multidão pode ser até quatro vezes maior do que o recorde registrado", afirmou.
A organização está discutindo a abertura da parte leste do Monumento a Washington, o obelisco localizado no centro do National Mall. O local geralmente é usado para acomodar participantes dos desfiles. Assim, segundo especialistas, o National Mall poderia abrigar milhões de pessoas a mais do que em eventos passados.
As proporções do evento estão sendo preparadas para encaixar a um estilo já demonstrado por Barack Obama, que gosta de reunir multidões. Em agosto passado, em Denver, ele aceitou a indicação do Partido Democrata para ser candidato à Presidência com um discurso feito a 84 mil pessoas. Na noite da eleição, Obama reuniu 200 mil em um parque no centro de Chicago.
"O direcionamento que recebemos deles [equipe de Obama], ainda informal, é de que eles querem abrir o evento para o maior número de pessoas possível", afirmou Fenty. A posse de Lyndon Johnson foi a que reuniu o maior número de pessoas no National Mall -- 1,2 milhão. Naquela época, 1965, o juramento era feito em uma parte mais reservada à leste do Capitólio.
Comentários