Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 17 de Novembro de 2008 às 17:26

    Imprimir


De assentamentos da reforma agrária e comunidades tradicionais da região de Poconé, município de Mato Grosso, vem a matéria-prima dos produtos à base de cumbaru que serão expostos na V Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária pela Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Poconé (Comprup). No Rio de Janeiro, de 26 a 30 de novembro, a Comprup vai expor e comercializar multimistura, castanha e farinha de cumbaru, produtos que estão associados a um projeto de sustentabilidade na região.

O cumbaru, também conhecido como baru, é uma árvore nativa do cerrado. A conquista de mercado estimula projetos de exploração sustentável em áreas da reforma agrária e em comunidades tradicionais de Poconé. Há cerca de um ano, os trabalhadores rurais da região organizaram um curso de capacitação de assentados para beneficiar a castanha. “Já tem até uma associação que trabalha com esses produtos no município, a Associação Quilombola da Comunidade de Capão Verde”, lembra Tadeu Lucas de Almeida, um dos representantes da Comprup na Feira Nacional da Agricultura Familiar.

O maior incentivo aos projetos agroextrativistas de geração de renda e preservação do meio ambiente está na expansão do mercado dos produtos a base de cumbaru. Hoje, a cooperativa negocia a castanha em Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo. “O fato de Poconé ser uma cidade turística e estar próxima ao Pantanal mato-grossense facilitou a possibilidade de comercialização desses produtos com outros estados”, explica o presidente da Comprup, Jair José de Almeida.

A Comprup, um dos 11 grupos que representará Mato Grosso na V Feira Nacional da Agricultura Familiar, planeja comercializar este ano 100 toneladas de cumbaru in natura (fruta e castanha), além de ampliar seu mercado com a exposição e comercialização no Rio de Janeiro. E aposta nas qualidades do produto. A castanha pode ser consumida torrada ou na forma de paçoca, bombons, biscoitos e misturada à rapadura. A farinha, feita da casca do fruto, também possui propriedades nutricionais.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169425/visualizar/