Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 14 de Novembro de 2008 às 15:42

    Imprimir


Está diminuindo a taxa de desnutrição entre crianças indígenas da região do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá, que abrange 10 etnias em 16 municípios. Uma parceria entre a Oscip Instituto Creatio e o DSEI está garantindo o monitoramento do estado nutricional das crianças indígenas residentes em municípios como Barão do Melgaço, Brasnorte, Campo Novo do Paresi, Diamantino e Nobres, entre outros. O monitoramento é feito por meio do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) Indígena, onde atua a nutricionista Emiliana Honoria Campos Ferro, uma das profissionais contratadas pelo Instituto Creatio para a ação.

São beneficiadas crianças das etnias Bakairi, Enawene Nawe, Irantxe, Myky, Nambiquara, Paresi, Bororo, Chiquitano, Guató e Umutina.

Segundo o coordenador do Núcleo Indígena do Instituto Creatio, Marcos Costa, o objetivo do SISVAN é reorganizar a rotina de atenção nutricional e oferecer subsídios para a formulação de políticas e ações voltadas à melhoria das condições nutricionais e de saúde dos povos indígenas. "É notável a melhora do estado nutricional das crianças do DSEI. É claro que ainda existe um longo caminho a ser percorrido, pois a questão da alimentação e da nutrição é intersetorial. Mas os casos de desnutrição grave são raros", comentou ele, acrescentando que estes casos são monitorados pelo SISVAN Indígena e tratados em parceira com o Creatio, a Opan (Operação Amazônia Nativa), Fundação Uniselva, ligada à UFMT, e a Associação Halitinã, da etnia Paresi, que são conveniadas ao projeto.

O Instituto Creatio é responsável ainda pela contratação de profissionais da área de saúde que dão suporte em Cuiabá e em Rondonópolis às ações das equipes multidisciplinares, contratadas pelas conveniadas, que atuam nas comunidades indígenas.

Os profissionais contratados pelo Instituto – nutricionista, enfermeiro, odontólogo, técnicos e auxiliares de enfermagem, entre outros – contribuem para a melhoria da saúde da população assistida.

Um dos exemplos é Rondonópolis, onde o Instituto Creatio foi responsável pela contratação de motorista para fazer o transporte dos pacientes para a Casai (Casa de Saúde do Índio), em Cuiabá, contribuindo para o aumento do número de atendimentos. No município, o Creatio também mantém um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem.

Graças à ação conjunta, atualmente é possível ter um controle muito maior do quadro nutricional das crianças indígenas, garante Marcos Costa. E 2006, antes da implantação do programa SISVAN Indígena, o DSEI alcançou apenas 10,5% de cobertura de atendimento com um índice de desnutrição de 17,4%.

Em 2007, após a implantação do programa, alcançou-se 36,4% de cobertura e um índice de 15,8% de desnutrição. Este ano, um resultado parcial de janeiro a julho aponta uma cobertura de 61,6% e um índice de desnutrição de 10,7%. "Ou seja, o número de crianças monitoradas tem aumentado e, através de parcerias, temos conseguido diminuir o índice de desnutrição no âmbito do DSEI Cuiabá", comentou Emiliana.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169524/visualizar/