Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 12 de Novembro de 2008 às 09:22

    Imprimir


Com a chegada das chuvas, além dos riscos com vendavais, uma atenção especial deve ser dedicada também aos eletrodomésticos. O choque entre as massas de ar quente e frio podem provocar temporais, e traz com ele os famosos raios ou relâmpagos. Com isso causam prejuízos à população, com a queima dos eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. A operadora de crédito, Camila Andrade, calcula um prejuízo de cerca de R$ 4 mil, devido a um raio que caiu em sua residência com as últimas chuvas. Ela diz que o raio caiu na antena da internet, arrebentou toda fiação interna da casa explodindo o alarme, além de ter queimado os eletrodomésticos, como geladeira, duas TV´s e dois DVD´s. “Além do susto, tenho agora que arcar com os prejuízos”, lamenta.

Alguns cuidados podem ser tomados, principalmente neste período de chuva, evitando assim prejuízos. A Rede Cemat orienta a toda população para que desligue todos os equipamentos elétricos das tomadas no momento do temporal ou quando estiver ocorrendo as descargas elétricas. Tomar banho em chuveiros elétricos durante tempestades pode ser perigoso. O chuveiro elétrico está ligado à rede elétrica que alimenta a residência e se um raio cair próximo, ou sobre a mesma, poderá haver o aparecimento de "voltagens" perigosas na fiação e a pessoa que estiver tomando banho podera tomar um choque elétrico. O mesmo cuidado deve ser aplicado também com aparelhos elétricos e telefônicos durante os temporais. Eles estão ligados a fios, que podem ter suas "voltagens" elevadas quando há queda de raio sobre ou perto das redes telefônicas e elétricas. Ou mesmo no caso de um raio que caia sobre a casa. A adoção de medidas de segurança pessoal minimiza bastante os perigos provocados pelos raios. A maior parte dos acidentes ocorrem com pessoas que estão em locais descampados. Raramente há acidentes com pessoas dentro de edificações.

MAIS ORIENTAÇÕES- O cuidado dever ser redobrado com cabos partidos, fios caídos e na hora de fazer reparos em telhados e edificações danificados pelo vento ou pelas fortes chuvas. Pensando nisso, a Cemat alerta a população sobre os riscos de acidente com as redes elétricas, que estão expostas às tempestades. As redes da concessionária são projetadas para não oferecer riscos à população. Porém, vendavais, galhos de árvores, colisão em postes e outros objetos arremessados na rede podem partir um cabo e deixá-lo pendurado ou caído no chão. Fio no solo em hipótese alguma deve ser tocado ou removido, tão pouco qualquer objeto que possa estar em contato com ele. Nestes casos, a população deve entrar em contato com a Cemat imediatamente e aguardar o conserto. Uma precaução que poder ser tomada até a chegada da equipe de emergência é a de isolar a área e não deixar ninguém, principalmente crianças, se aproximar do local.

Em caso de acidente com uma pessoa, a orientação é para que ninguém tente ajudar a vítima sem estar preparado, pois o choque pode passar para pessoa. Tentar ajudar animais presos à rede elétrica ou às cercas eletrificadas também é muito perigoso.

REPAROS - Os temporais e as chuvas de granizo podem e têm causado estragos em casas e prédios em diversas regiões do Estado, o que resulta na necessidade de reparos em telhados e edificações. Na hora de fazer o conserto, no telhado ou nas construções, a atenção dever ser redobrada ao manusear objetos próximos à rede elétrica. O contato geralmente acontece por meio de antenas, andaimes metálicos, rolos de pintura, vergalhões, barras metálicas e tábuas que são instalados próximos ou aproximados da rede sem que as distâncias de segurança sejam respeitadas. Em caso de emergência, a empresa está à disposição nas 24 horas, todos os dias da semana, pelo 0800-6464-196. A ligação é gratuita e pode ser realizada por telefone celular.





Fonte: Assessoria Cemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169731/visualizar/