Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 11 de Novembro de 2008 às 19:36

    Imprimir


A demanda por álcool no mercado interno continua aquecida e fez com que as vendas da região Centro-sul chegassem a 1,83 bilhão de litros no mês de outubro, 15% acima do total para o mesmo mês no ano anterior, apontou balanço da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) divulgado nesta terça-feira.

O crescimento das vendas do álcool hidratado no período foi de 38%, especialmente em função da competitividade do produto em relação à gasolina em mais de 90% do mercado brasileiro. As vendas do álcool anidro cresceram 10% no acumulado da safra (abril a outubro).

A produção de álcool na segunda quinzena de outubro foi de 1,73 bilhão de litros, 25,54% superior ao da mesma quinzena da safra anterior. No acumulado da safra, a produção totalizou 20,2 bilhões de litros, 15,41% superior ao acumulado na safra anterior.

Quanto às exportações, o mercado americano ainda é o principal importador. No acumulado da safra, as saídas de álcool atingiram 3,4 bilhões de litros até o final de outubro, contra 2 bilhões no mesmo período da safra anterior. A Unica prevê que a região Centro-sul exporte 4,2 bilhões de litros no ano.

Segundo a Unica, "a falta de liquidez no mercado financeiro, nas linhas de capital de giro e de recursos para exportação tem levado muitos produtores a ofertar produto no mercado interno em patamares acima da demanda, como forma de financiar o final da safra 2008/09 e honrar seus compromissos com fornecedores de cana, insumos e empregados".

Apesar da produção de açúcar inferior à da safra passada em 1,1 milhão de toneladas, o que proporcionou uma moagem adicional destinada à produção de mais 2,7 bilhões de litros de álcool, o nível de estoques em 1º de novembro deste ano está inferior ao da safra anterior.

A Unica representa as principais unidades produtoras de açúcar e álcool da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo. São 116 usinas associadas, responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana e 60% da produção de álcool.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169755/visualizar/