Estado orienta municípios no preenchimento do Censo CREAS
Em Mato Grosso, 31 municípios que operacionalizam os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) têm até o dia 24 de novembro para preencherem via on-line o formulário do Censo CREAS 2008. A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) de realizar este censo tem o intuito de construir um retrato do processo de sua implementação no país, identificando onde estão localizados, sua infra-estrutura, como se articulam e os serviços socioassistenciais que são ofertados. Aqueles que não respeitarem o prazo ou não preencherem o questionário corretamente, deixam de receber recursos do Governo Federal.
Cabe ao Governo do Estado então acompanhar este processo, além de cobrar e orientar os municípios quanto ao preenchimento do Censo. Para isso, nos dias 08 e 09 de outubro, três técnicas da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) participaram da Oficina de Apresentação do Monitoramento dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), realizada em Brasília.
“O monitoramento acompanha a efetivação do Sistema único da Assistência Social (SUAS) nos municípios, buscando tornar eficaz a organização, descentralizada, participativa e integrada. Já estamos orientando os gestores neste processo, sendo que a principal recomendação é para que evidenciem no questionário a realidade do município”, destacou a assistente social, Cleunice de Campos Minosso, uma das técnicas que participou da oficina.
Lembrando que o formulário Censo Creas 2008 deve ser preenchido por todos os CREAS existentes no país que estejam “em funcionamento”, independente da fonte de financiamento. O acesso é feito por meio de login e senha do SUAS/WEB.
CREAS - O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), integrante SUAS, constitui-se numa unidade pública estatal, responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.
O objetivo do serviço é fortalecer as redes sociais de apoio da família, contribuir no combate a estigmas e preconceitos, assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência visando sua integridade física, mental e social, prevenir o abandono e a institucionalização, além de fortalecer os vínculos familiares e a capacidade protetiva da família.
CENSO CRAS – Para avaliação do Programa de Atenção Integrada a Família (PAIF), o MDS também realizou este ano o Censo dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) 2008, uma forma de mensurar a qualidade dos serviços prestados à população de baixa renda em todo país.
Comentários