Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 20 de Dezembro de 2013 às 09:00

    Imprimir


Quem estiver planejando viajar ou fazer festas em locais abertos ou nos feriados do Natal e Reveillon deve ficar atento à previsão do tempo. No caso das viagens, por causa do aumento dos riscos de acidentes com a pista molhada. 


Os serviços de meteorologia apontam probabilidade de chuva em praticamente todos os dias até a noite de Reveillion. De acordo com a previsão, as chances de chover neste período variam em uma média de 80% a 98% na maioria das cidades do Estado. 


Em Cuiabá, por exemplo, a probabilidade de ocorrência de chuvas em diferentes horários é de mais de 80% nos dias 23 e 24, quando se comemora o Natal. 


O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), órgão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), chega a alertar para “chuva de curta duração que pode vir acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia”. Já nos dias 30 e 31, as chances saltam para 97% e 93%, respectivamente. 


Em Chapada dos Guimarães (65 quilômetros de Cuiabá), cidade onde muitas famílias e amigos se reúnem para descansar nos feriados ou celebrar datas comemorativas, as possibilidades de chuva são ainda mais altas. 


Nas previsões dos meteorologistas, o risco de chover no dia 24 é de 89%. Na passagem de ano, 31, quando pessoas vão às ruas para festejar a chegada do ano novo, os riscos ocorrência de chuva sobem para 95%. 


Em Rondonópolis (220 km da capital), a situação não será diferente. A probabilidade dos rondonopolitanos passarem o Natal e ano novo sob chuva é maior ainda - de 90% e 95%. A previsão é de que chova diariamente nessas duas últimas semanas do ano. Chuvas fortes, porém rápidas. 


Nas rodovias, o chefe da sessão de Policiamento e Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso(PRF), Raphael Guerra, alerta para a necessidade de reduzir a velocidade nos perímetros urbanos das cidades. 


Ele cita como exemplo Jaciara, Jangada, Rondonópolis, Rosário Oeste e Nobres, cortadas pela BRs 070, 163 e 364. Nas áreas dentro das cidades, detalha, é grande a circulação de pedestres, ciclistas e motociclistas. 


Na Serra de São Vicente(BR-364), uma dos trechos com maior índice de acidentes por exemplo, J. Guerra, diz que a atenção do motorista deve redobrada, respeitando o limite de velocidade e a sinalização, especialmente nas ultrapassagens. 


Ente os municípios de Nobre e Diamantino(BR-364), região do Posto Gil, os trechos das serras do Tombador e Caixa Furada, explica ele, os motoristas precisam se preocupar mais ainda por causa das obras de duplicação. (AA) 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/1699/visualizar/