Lula negocia encontro com Obama
Segundo uma fonte do Itamaraty, não há confirmação ainda sobre a reunião, mas tanto assessores de Lula como de Obama já teriam manifestado a intenção de promover um encontro entre os dois.
Ainda segundo a mesma fonte, há também a possibilidade de o presidente brasileiro se reunir com o presidente americano, George W. Bush, fora da reunião do G20 que discutirá soluções para a crise financeira mundial.
Lula está na Itália para uma visita de Estado de quatro dias. O presidente foi recebido na manhã desta segunda-feira pelo presidente italiano, Giorgio Napolitano, em uma cerimônia no Palácio presidencial Quirinale.
Na terça-feira, Lula tem encontro marcado com o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi e a crise financeira mundial estará no centro das conversas que o presidente com o premiê.
Ação coordenada
Segundo o Itamaraty, Lula e Berlusconi falarão de propostas que serão apresentadas durante a reunião dos chefes de Estado do G20 (grupo dos 20 países mais industrializados do mundo mais os emergentes), no próximo sábado, em Washington, para discutir soluções à crise financeira mundial.
O governo brasileiro vem defendendo uma ação coordenada para enfrentar a crise, baseada em uma reforma do sistema financeiro internacional, na revisão e na regulação dos mercados financeiros.
Outra reivindicação do Brasil é a ampliação do G8 (grupo que reúne as sete economias mais industrializadas do mundo mais a Rússia) de modo a incluir os países emergentes.
Na quinta-feira, Lula será recebido pelo papa Bento 16, no Vaticano, onde assinará o Acordo Brasil-Santa Sé.
Lula segue na tarde de quinta-feira para Washington, onde participa da Cúpula do G20 no dia 15.
Comentários