Polícia Federal desencadeia operação Vulcano em MT
A Polícia Federal desencadeou hoje a operação Vulcano com objetivo de desmantelar organizações criminosas que fraudavam operações de exportação. Concessionários públicos, empresários e auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil estão envolvidos no esquema. Foram expedidos 48 mandados de busca e apreensão e 22 de prisão temporária a serem cumpridos em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Cataria, Bahia e Goiás. Só Notícias obteve a confiramção na Polícia Federal que dos 48 mandados de busca e apreensão, 20 serão em Mato Grosso nos municípios de Cáceres, Várzea Grande e Cuiabá onde também devem ser feitas 11 prisões.
As organizações criminosas praticavam a “exportação fictícia”, isto é, simulavam a exportação de determinado produto, gozando dos benefícios governamentais, sobretudo fiscais, incentivadores da exportação. Os produtos não deixavam o território nacional e eram introduzidos no mercado interno concorrendo deslealmente com as demais empresas do mesmo segmento, principalmente o de pneus e cerveja. Além disso, existe o prejuízo ao erário através da sonegação de tributos.
As investigações tiveram início em 2006 e na reta final foram unificadas duas outras operações conduzidas pela superintendência do Mato Grosso do Sul e pela PF-Marília, cada qual em seus respectivos juízos, mas deflagradas em conjunto em razão de terem alvos em comum.
Vulcano é o deus romano do fogo. Sua figura é representada como um ferreiro. Era ele quem forjava os raios de Júpiter.
Comentários