Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 19 de Junho de 2013 às 10:03
Por: Maurício Cruvinel

    Imprimir


No primeiro chamamento foram 300 contados com muito bom grado, que se misturaram as milhares de pessoas que participaram da Caminhada Rumo a Copa, promovida pelo Governo do Estado, no ultimo domingo. O Manifesto contra a Corrupção e Violência prometia a participação de pelo menos 2,5 mil. Agora, porém, com a onda de protesto que tomou conta de praticamente todas as cidades brasileiras, os cuiabanos vão às ruas nesta quarta-feira, 19. E os números são ambiciosos: pelo menos 20 mil dos mais de 25 mil que “confirmaram” presença em evento, através da rede social Facebook.
 
 
Será o primeiro de vários protestos que estão programados na cidade e também em todo Estado. A concentração em Cuiabá será, às 17 horas, na Praça Alencastro, em frente a Prefeitura de Cuiabá. O percurso definido indica que a movimentação subirá pela Avenida Isaac Póvoas chegando a Praça do Choppão, a 8 de Abril. Dali, darão a volta e descerão pela Isaac Póvoas até a Praça Ipiranga. 
 
 
Portanto, os motoristas e usuários do próprio sistema de transporte coletivo devem ficar atentos. Normalmente, em função dos vários bloqueios por conta das obras da Copa do Mundo, o trânsito nessa região central costuma ser caótico e complicado. A sugestão é evitar circular pela parte central da cidade já antes do horário previsto para o protesto. 
 
 
O evento promete ser pacífico, mas, ainda assim, muitos proprietários de estabelecimentos comerciais se articulam para fechar a porta do comércio e reforço de segurança. Há um temor quanto aos riscos de atitudes de vândalos, como tem ocorrido em algumas capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e também em Brasília. 
 
 
O protesto tem como pauta a redução da tarifa no sistema de transporte coletivo e mais qualidade, cumprimento integral da lei do passe livre, investimento na saúde, educação, contra a Proposta de de Emenda Parlamentar 37, a PEC 37,  contra a criminalização das manifestações sociais, entre outros. O
 
 
Além de Cuiabá, haverá protesto em Chapada dos Guimarães, principal cidade turística do Estado. Lá a pauta é outra: reajuste salarial dos professores, estradas de qualidade, turismo, reabertura da Salgadeira, realização do Festival de Inverno, abastecimento de água com qualidade, dentre outras bandeiras. Pelo menos 200 pessoas confirmaram participação. A concentração será no bairro São Sebastião chegando até o centro da cidade. 
 
 
Em Sinop, o primeiro ato contra a corrupção, descaso e violência está marcado para sexta-feira (21). Cerca de 5,4 mil pessoas já confirmaram presença, em uma rede social, no "Vem pra rua Sinop". Os manifestantes devem se reunir na praça das Bandeiras, às 17h30, e percorrer a avenida Júlio Campos (principal da cidade), com uma parada na praça Plínio Callegaro, até a Catedral Sagrado Coração de Jesus.
 
 
Na cidade do Nortão, os organizadores citaram a greve nas escolas municipais e a "onda de violência e descaso político". Também é apontado a "falta de asfalto de qualidade, segurança nas ruas e saúde básica para os moradores". Em Sorriso, cerca de 1,5 mil pessoas são esperadas na manifestação, nesta quinta-feira, com concentração às 17h30 na praça da Juventude. Os manifestantes devem percorrer a avenida Natalino João Brescansin e finalizar o percurso em frente a sede da prefeitura. Uma página, em uma rede em uma rede social, foi criada para organizar o protesto. "A gente luta contra a corrupção, a violência e a PEC 37".
 
 
Outra cidade que terá protesto é Lucas do Rio Verde. Lá a previsão é de que 1,2 mil manifestantes participem do manifesto, que ocorrerá nesta quinta-feira, às 18 horas, na Praça dos Migrantes. Em Sorriso, também são esperadas, cerca de 1,5 mil pessoas durante a manifestação. A concentração será, às 17h30, na praça da juventude, no centro, até a Prefeitura. 
 
 
Em Colíder, aproximadamente 300 manifestantes saem as ruas para protestar contra o elevado índice de violência que atinge a cidade. O protesto será na sexta-feira, às 17 horas. A saída será em um posto de combustível, na avenida Marechal Rondon até a praça Central.
 
 
Em Várzea Grande, o manifesto "contra a corrupção e má administração" acontece nesta quarta-feira, 19 e saíra da Praça Aquidaban , em direção a Avenida Filinto Muller até a prefeitura. Na pauta de reivindicações entre os temas estão educação, saúde, pavimentação, segurança e incentivo à cultura.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/17003/visualizar/