Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 07 de Novembro de 2008 às 07:04

    Imprimir


O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) lança nesta sexta-feira um programa para classificar os veículos do país de acordo com seus níveis de consumo de combustíveis. O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular servirá de guia para o consumidor na hora de comprar um carro novo.

O programa de etiquetagem deve começar a funcionar a partir de abril do ano que vem. Os veículos devem contar com uma etiqueta de conservação de energia afixada pelas montadoras. A idéia é que o consumidor possa escolher os modelos mais eficientes em consumo de combustível.

A etiquetagem permite ao consumidor comparar entre modelos semelhantes e escolher aquele que apresente mais eficiência energética.

Caso não encontre a etiqueta nos carros, o interessado poderá verificar as informações desejadas nas tabelas do Inmetro, divulgadas anualmente.

O lançamento deve ocorrer no 25º Salão Internacional do Automóvel, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e contará com participação do ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento).

O programa é uma iniciativa do Inmetro, em parceria com o Conpet (Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural), do Ministério de Minas e Energia, e conta com apoio da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e da Abeiva (Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos).





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170044/visualizar/