Levantamento aponta crescimento em produção de alimentos básicos
De acordo com o segundo levantamento do ciclo 2008/2009, divulgado hoje, o crescimento das lavouras de arroz, feijão e trigo vai levar o país a cultivar entre 47,34 e 47,95 milhões de hectares de alimentos básicos. Se confirmado, o aumento será de 1,2% em relação ao período anterior.
Segundo o presidente da Conab, Wagner Rossi apesar da previsão de recuo na produção total, a safra poderá ter expansão dos alimentos básicos, como arroz e feijão, quando comparada a anos anteriores.
O trigo terá crescimento de 49,6%. A produção de arroz também deve aumentar de 1,7% a 3,5%, ficando entre 12,27 e 12,48 milhões de toneladas. Para o mercado de feijão, a estatal prevê uma colheita entre 3,59 e 3,64 milhões de toneladas.
Levantamento
Para realizar a pesquisa, a Conab consultou, de 21 a 24 de outubro, produtores rurais, cooperativas, secretarias de agricultura, agentes financeiros e órgãos públicos e privados de assistência técnica. O levantamento apurou informações das culturas de inverno (aveia, centeio, cevada, trigo e triticale), amendoim, feijão e milho (primeira safra), além de algodão, arroz e soja.
Comentários