Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Novembro de 2008 às 10:52
Por: Lucélia Andrade

    Imprimir


A empresa Griphus Consultoria em Arqueologia Ltda, realiza o projeto de Levantamento e Resgate do Patrimônio Arqueológico e Cultural. Este projeto é desenvolvido na área de influência direta das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH´s) na região do Rio Juba IV, Jubinha II e Jubinha III em Tangará da Serra. A Griphus Consultoria é uma empresa voltada para o estudo e proteção do patrimônio arqueológico brasileiro, por entender que este patrimônio é peça fundamental no desenvolvimento e na formação do cidadão enquanto agente histórico. Sendo assim, atua em sua defesa e proteção, desenvolvendo pesquisas em Arqueologia em conjunto com o desenvolvimento econômico e social, representado pela implantação dos mais variados tipos de empreendimentos.

O objetivo do projeto de acordo com o arqueólogo Márcio Antônio Telles, é o resgate de sítios arqueológicos, ou seja, locais onde se atesta a presença de sociedade humana através de vestígios materiais ou de modificações intencionais na paisagem. “No total dez sítios arqueológicos na regisão estão sendo resgatados”, comenta. Com o resgate, ele explica foi possível constatar antigas ocupações humanas que viveram na região, há cerca de quatro mil anos atrás. O fato foi comprovado através de pedras lascadas e artefatos de cerâmica encontrados pelos arqueólogos nas margens dos rios, há cerca de dois metros de profundidade. “Para encontrarmos o material foi necessário escavar o local”, diz. O arqueólogo esclarece que todo empreendimento realizado no Brasil, tem que passar antes por um resgate arqueológico, afim de constatar a existência ou não da vida humana há milhares de anos. “A não realização do resgate é considerada crime. Em todo o empreendimento ele deve ser realizado”, esclarece. Conforme Telles o projeto foi realizado também na região de Campo Novo do Parecis.

Para que todo este trabalho seja levado ao conhecimento da população, o arqueólogo fala que no início do próximo ano, acontece em Tangará da Serra a ´Exposição Arqueológica e Ciclo de Palestras´, sobre Patrimônio Cultural. “A população terá a oportunidade de visualizar o patrimônio daqui e de outros locais”, finaliza.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170216/visualizar/