Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 04 de Novembro de 2008 às 16:47
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


As principais atividades de sobrevivência da vida moderna têm feito o meio ambiente gerar manifestações que exigem respostas de todas as pessoas. A tarefa de construir um mundo mais humano impede que as pessoas “fiquem alheias” aos temas da sustentabilidade. Estas são as constatações sobre os atuais desafios ambientais na avaliação do gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae Nacional, Juarez de Paula.

“Os consumidores estão cada vez mais informados e conscientes, e buscam produtos que não afetem negativamente ao meio ambiente”, mostra o quadro de maior cobrança das pessoas. “Isso vale para todo o mundo dos negócios, inclusive para as micro e pequenas empresas”, analisa os efeitos de novas condutas a serem apresentadas na Expo Brasil Desenvolvimento Local, evento da Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS), Sebrae, Petrobrás e Governo do Estado de Mato Grosso, a ser realizada entre 12 e 14 de novembro, em Cuiabá.

Para comprometer empresários, autoridades e lideranças, a Expo Brasil Desenvolvimento Local vai ser o espaço de intercâmbio de experiências do ponto de vista de se pensar um território específico e os impactos do grupo da população sobre ele. O evento vai levar para o debate público e mostrar experiências que interessam ao cotidiano das pessoas. São assuntos como tecnologias sociais, economia solidária, comércio justo, microcrédito e sustentabilidade ambiental, anuncia Juarez.

O gerente de Agronegócios do Sebrae Nacional alerta que atualmente “as áreas mais críticas para o desenvolvimento sustentável são a produção sustentável de energia, de alimentos e uso sustentável da água”.

“A Expo Brasil Desenvolvimento Local é um evento que reúne as melhores experiências nacionais e internacionais onde a população local é capaz de planejar, gerenciar e realizar o seu próprio desenvolvimento, de modo sustentável”, resume a iniciativa.

Juarez destaca que a temática ambiental está mais presente na sociedade. “A redução do acesso à água potável é outro grande fator limitante do desenvolvimento”. Ele cita a relação entre fenômeno como o do aquecimento global e mudanças climáticas com forte potencial de interferir, por exemplo, na produção de alimentos.

O uso do petróleo e a redução de estoques do produto em escala industrial também colocam em desconfiança o atual modelo de desenvolvimento, observa o gerente de Agronegócios do Sebrae Nacional. “Seu progressivo encarecimento podem gerar sérios problemas de abastecimento de energia, com enormes conseqüências no transporte, na climatização, na iluminação, na conservação de alimentos, dentre outras questões”, aponta sobre as conseqüências da produção convencional de energia e seu uso.





Fonte: Sebrae-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170268/visualizar/