Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 04 de Novembro de 2008 às 15:37

    Imprimir


Ao menos 40 pessoas, quase todas mulheres e crianças, morreram nesta terça-feira depois que um frágil barco de madeira, onde viajavam, naufragou no leste das Filipinas por causa de uma forte rajada de vento, informaram fontes policiais.

O naufrágio ocorreu próximo ao litoral da ilha de Masbate, a cerca de 420 km ao sudeste da capital Manila. No local, as equipes de salvamento conseguiram resgatar 76 sobreviventes, informou o superintendente Rubén Sindac, chefe da polícia local.

Sindac explicou que o barco, no qual viajavam 119 passageiros, virou ao receber um vendaval, cerca de 20 minutos após deixar o cais. A embarcação, de uma pequena empresa de transporte marítimo, saiu do porto de Dimasalang, a cerca de 5 km de onde naufragou.

A bordo do navio, que contava com uma equipe de seis tripulantes, havia coletes salva-vidas, mas não houve tempo para utilizá-los, explicou à rádio DZbb, Roy Almine, oficial da polícia de Dimasalang, cidade para onde foram levados os sobreviventes e os corpos das vítimas.

Entre os cadáveres encontrados antes do anoitecer de hoje, havia corpos de 11 crianças, quatro deles menores de 4 anos, e de 25 mulheres, de acordo com a polícia.

Nos trabalhos de resgate entre Masbate e a ilha de Luzon, participavam navios de pesca, um de policiamento e outro da Marinha de Guerra.

Há cinco meses, um navio com 866 pessoas --das quais apenas 56 sobreviveram-- afundou por causa de um tufão no centro do arquipélago das Filipinas, no acidente marítimo mais grave ocorrido desde dezembro de 1987.

Há 21 anos, cerca de 4.400 pessoas morreram ou desapareceram no sul do país depois que a embarcação Dona Paz se chocou contra um petroleiro. Nas Filipinas, ocorrem a cada ano numerosos naufrágios causados pelo mau tempo, o descumprimento das normas de segurança e a sobrecarga.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170279/visualizar/