Ministério da Saúde elabora caderneta voltada para adolescente
De acordo com a técnica responsável da área da Saúde do Adolescente, da Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas (Coapre) da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Maria José Pinheiro Santos a estratégia preconizada pelo Ministério da Saúde é estabelecer um projeto piloto, dando prioridade à capital do Estado e os municípios já inseridos no Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). A criação foi da Coordenação Nacional da Saúde do Adolescente do Ministério da Saúde juntamente com técnicos da Universidade de Brasília.
“Essa caderneta virá como um suporte para os serviços já instalados na área do adolescente. Visto que, esse material servirá como instrumento de trabalho para os profissionais da Saúde que atuam nessa área e para os próprios adolescentes”, disse Maria José.
Segundo a técnica, o Ministério pensou na elaboração desse novo instrumento, como forma de dar continuidade e criar novas culturas como as já utilizadas com a caderneta da Criança, Gestante e do Idoso. A nova caderneta do Adolescente foi criada para apoiar no processo da autodescoberta, cuidados essenciais com o corpo, dúvidas freqüentes, dicas de como evitar doenças, desenvolvimento, crescimento, entre outras. “Vale ressaltar que foram elaboradas duas cadernetas, uma para menina outra para menino. Ambas conterão informações similares, porém alguns assuntos serão tratados de maneira específica para cada sexo”, destacou a técnica.
Além disso, a nova caderneta traz informações como: responsabilidade, sexualidade, direitos e deveres, dicas de saúde, avaliação da estatura e da massa corpórea, pressão arterial, alimentação saudável, imunização, puberdade, dupla proteção, sexo seguro, higiene bucal e projeto de vida.
Comentários