Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 04 de Novembro de 2008 às 08:03

    Imprimir


A produção industrial do país acelerou 1,7% em setembro frente ao mês anterior, recuperando queda de 1,2% em agosto, informou nesta terça-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em relação a setembro do ano passado, foi verificada alta de 9,8%, o que indica um quadro de 27 altas consecutivas nesse dado comparativo. No acumulado dos últimos 12 meses, a produção industrial tem crescimento de 6,8%. No ano, a indústria tem incremento de 6,5%, em relação ao verificado de janeiro a setembro de 2007.

A Pesquisa Industrial Mensal demonstra que houve alta na produção em 20 dos 27 ramos pesquisados em setembro, na comparação com o mês anterior. A principal influência veio do setor de máquinas e equipamentos (9%). Também apresentaram alta os setores de edição e impressão (8,4%), refino de petróleo e produção de álcool (3,3%) e alimentos (1,5%).

Por outro lado, os principais resultados negativos vieram das produções de outros produtos químicos (-2,3%) e metalurgia básica (-1,7%).

Entre as categorias de uso, os bens de capital tiveram alta de 3,7% em setembro, revertendo queda de 0,5% verificada no mês anterior.Os bens de consumo semi e não-duráveis registraram aumento de 1,5% na produção, após queda de 0,3% no mês anterior. A produção de bens intermediários, que havia caído 2,7% em agosto, acelerou, mas mesmo assim, teve retração de 0,1%. Os bens de consumo duráveis apresentaram alta de 0,4% em setembro.

Na comparação com agosto do ano passado, houve incremento da produção em 25 das 27 atividades analisadas. A produção automobilística registrou expansão de 20,1% nessa base comparativa. Também avançaram as produções de outros equipamentos de transporte (44,4%) e farmacêutica (29,6%).

Ainda na relação com agosto do ano passado, a produção de bens de capital subiu 25,8% e a de consumo duráveis apresentou elevação de 14,9%. Os bens intermediários avançaram 6,6% e os bens de consumo semi e não-duráveis, 7%.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170329/visualizar/