Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 31 de Outubro de 2008 às 08:24

    Imprimir


O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama , está 11 pontos à frente do adversário republicano John McCain , segundo uma pesquisa da emissora de TV "CBS" e do diário "The New York Times", divulgada nesta quinta-feira.

A sondagem diz ainda que quase seis de cada dez eleitores não consideram a companheira de chapa de McCain, a governadora do Alasca Sarah Palin, qualificada para concorrer nas eleições presidenciais.

A rejeição a Palin cresceu em relação ao último mês, quando 50% dos entrevistados disseram que a candidata é despreparada, contra 59% da pesquisa de ontem.

Dos entrevistados, 51% afirmaram que preferem Obama como presidente, contra 40% que apóiam McCain. Quando as candidaturas minoritárias são colocadas como opção, a vantagem de Obama aumenta ainda mais --52% contra 39%.

Crise

O candidato democrata parece ser o mais beneficiado com a preocupação do eleitorado sobre a situação econômica atual, que 89% dos entrevistados encaram com pessimismo.

Obama é visto como "o candidato da mudança" por 64% dos ouvidos, enquanto apenas 39% acreditam que McCain realizaria "uma autêntica mudança" nos rumos do país.

No entanto, o senador republicano pelo Arizona seria um comandante "muito eficaz" para 47% dos entrevistados, contra 33% que opinam o mesmo sobre Obama. Três quartos disseram que o vice na chapa democrata, o senador Joe Biden, está capacitado para exercer esse cargo.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 29 de outubro, e ouviu 1.439 eleitores de todo o país. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170472/visualizar/