Lucro da Volkswagen cresce 28,5% até setembro
A montadora alemã Volkswagen registrou lucro líquido de 3,733 bilhões de euros (US$ 4,839 bilhões) entre janeiro e setembro, aumento de 28,5% em relação aos números do mesmo período do ano passado.
Segundo informou hoje a empresa, o faturamento melhorou 5,5% nos nove primeiros meses do ano, até alcançar 85,432 bilhões de euros (cerca de US$ 111 bilhões).
O presidente da Volkswagen, Martin Winterkorn, se mostrou satisfeito com os resultados graças a uma série de modelos que respeitam o meio ambiente.
Além disso, o lucro operacional da Volkswagen subiu nos três primeiros trimestres do ano para 4,919 bilhões de euros, 15% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Até setembro, o Grupo Volkswagen vendeu 4.797.383 veículos, 3,9% a mais do que nos mesmos meses de 2007. Entre janeiro e setembro, a produção da Volkswagen subiu 7,7%, até alcançar 4.693.016 automóveis.
A marca principal, Volkswagen, teve aumento de 47% em seu lucro operacional nos nove primeiros meses do ano, até alcançar 1,889 bilhão de euros (US$ 2,452 bilhões).
A marca Audi melhorou seu ganho operacional em 16,7%, registrando ganhos de 2,059 bilhões de euros (US$ 2,672 bilhões), enquanto a Skoda teve prejuízo de 13,5%, lucrando apenas 455 milhões de euros por causa do impacto negativo da taxa de câmbio da coroa tcheca.
A Seat teve perda operacional de 30 milhões de euros (cerca de US$ 39 milhões), prejuízo 150% maior do que nos três primeiros trimestres de 2007, por causa da situação crítica do mercado automobilístico espanhol, segundo a Volkswagen.
A montadora alemã aumentou para 91 o número de veículos com emissão de dióxido de carbono abaixo de 140 gramas.
O aumento da produção e a redução de custos compensaram os efeitos negativos pelas taxas de câmbio de divisas.
O diretor financeiro da Volkswagen, Hans Dieter Pötsch, reiterou as previsões para o conjunto de 2008 "apesar da dramática piora das condições da economia global e da indústria automobilística nos últimos meses".
A Volkswagen prevê superar as vendas, faturamento e o lucro operacional conseguido em 2007.
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