Condições climáticas atrasam safra de soja em Mato Grosso
As condições climáticas no médio norte de Mato Grosso atrapalharam o início do plantio da safra de soja. Choveu menos que o esperado neste ano e isto pode comprometer também a safrinha de milho.
Com 20 dias de plantio, o ideal é que já tenha chovido 450 milímetros. Mas, há dois anos a situação em Lucas do Rio Verde e no norte do Estado é diferente. A média caiu para 170 milímetros e a situação pode comprometer a lavoura.
Agricultores da região se preocupam com a safra e safrinha. "Nós começamos o plantio no dia 14 de outubro e tivemos que dar um intervalo de cerca de cinco dias, já que a segunda chuva só veio no dia 21 de outubro", disse o agricultor José Macedo.
O engenheiro agrônomo Rodrigo Pasqualli afirma que essa situação pode atrapalhar a safra, mas que o prejuízo para a safrinha pode ser muito maior. "Uma cultura implantada numa situação de seca e de estresse tem reflexo direto na produtividade", disse o agrônomo.
Segundo a Secretaria de Agricultura de Lucas do Rio Verde, 70% da área de soja já deveriam estar plantadas, mas apenas 45% desta área foram semeadas. O atraso pode refletir na safrinha do milho, que começa logo depois da colheita da safra de verão.
Comentários