Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 29 de Outubro de 2008 às 15:11
Por: Carla Falci

    Imprimir


O processo de industrialização de Mato Grosso foi tema de palestra nesta quarta-feira (29.10), durante a abertura da II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Centro-Oeste, na sede da Cefet, em Cuiabá.

O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, apresentou um quadro geral do Estado aos participantes. Nadaf enfatizou o crescimento de Mato Grosso nos últimos anos e a importância desse desenvolvimento no cenário nacional e mundial.

De acordo com o secretário, a economia mato-grossense é a que mais cresce no país, sendo comparada ao índice de crescimento registrado nos Tigres Asiáticos, há dez anos. “A política de governo de atrair investimentos, com incentivos fiscais, é a maior responsável pela vinda de grandes empresas como Sadia e Perdigão para o nosso Estado”.

O secretário também destacou os números da produção, exportação e do PIB de Mato Grosso. “Somos os maiores produtores de algodão, soja e bovino do país. Representamos 55% do total das vendas externas no Centro-Oeste e nosso PIB cresceu mais de 56% nos últimos cinco anos”.

Com o potencial registrado no Estado, Nadaf reforçou a necessidade da qualificação de mão-de-obra em Mato Grosso. “Estamos conseguindo preparar os trabalhadores cientificamente a fim de atender esse crescimento na economia. A tendência é que aumente, na nossa região, o número de escolas técnicas para qualificar esse empregado”.

A programação da II Jornada Científica do Centro-Oeste inclui três conferências, 13 mesas redondas, 11 painéis, duas sessões técnicas especiais e 22 oficinas. No total foram submetidos mais de 330 trabalhos, dos quais 117 foram aceitos para publicação como Trabalho Completo e 187 foram aceitos como Pôster. Os trabalhos foram distribuídos em doze áreas temáticas: Ambiente, Saúde e Segurança; Apoio Educacional; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infra-Estrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Cultural; Recursos Naturais; Ciências Humanas e Sociais.

O evento é realizado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (Cefet-MT), pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Além de contar com o apoio de várias instituições, entre elas, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).





Fonte: Sicme-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170596/visualizar/