Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 29 de Outubro de 2008 às 14:43
Por: Renata Giraldi

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que espera que o Copom (Comitê de Política Monetária do BC) reduza a taxa de juros. Segundo o prefeito de Belo Horizonte (MG), Fernando Pimentel (PT), Lula fez um desabafo durante reunião realizada na manhã de hoje, no Palácio do Planalto.

"Vamos ver se o Copom vai agir como o Zé Alencar [vice-presidente da República] quer", afirmou Lula, em reunião, numa referência aos comentários de Alencar em defesa da redução da taxa de juros.

A Selic, taxa básica de juros, está atualmente em 13,75% ao ano. A taxa está em alta desde abril, mas, com o agravamento da crise financeira nas últimas semanas, aumentaram as dúvidas sobre a decisão a ser tomada pelo BC.

Em cada uma das duas últimas reuniões do Copom, a taxa Selic foi elevada em 0,75 ponto percentual. No último encontro, porém, a decisão não foi unânime: três dos oito membros da diretoria do BC votaram por um aumento de 0,5 ponto, mas prevaleceu a vontade da maioria.

Diante da escassez do crédito e da desaceleração da economia mundial, algunas analistas defendem o Copom deveria optar pela manutenção dos juros. Por outro lado, a recente alta do dólar pode pressionar a inflação, pois encarece os importados.

Com Folha de S.Paulo





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170603/visualizar/