Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 29 de Outubro de 2008 às 06:30

    Imprimir


O atraso no início do período chuvoso no município de Nova Mutum e a disparidade nas primeiras precipitações atrasou o plantio da soja precoce no município. A informação é da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que mesmo assim confirma o plantio de área equivalente a cultivada no ano passado, algo em torno de 330 mil hectares.

De acordo com o secretário municipal Francisco Moraes Filho, uma das conseqüências disso pode ser a redução na área plantada com milho safrinha, já que o agricultor costuma plantar a soja precoce justamente para liberar a área mais cedo e ter condições de cultivar o milho. Na safra passada o município plantou 75 mil hectares do grão, com uma produção de 292.5000 toneladas.

No que se refere à disparidade das chuvas, Francisco sita como exemplo situação que vem sendo registrada na região da comunidade Novo Horizonte, há 35km da sede. Os agricultores plantaram logo nas primeiras chuvas, acreditando em uma precipitação continuada, mas isso não aconteceu e até ontem, segunda-feira (27), a soja que germinou vinha sofrendo com a falta de umidade.

Outra situação que preocupa e sinaliza uma redução na área plantada com milho diz respeito ao aumento no custo dos insumos, a exemplo dos fertilizantes, sementes e defensivos de uma forma geral. “Com o preço da saca na casa dos R$ 12 reais, o agricultor não se sente estimulado ao cultivo. Seria necessário que o governo estabelecesse um preço mínimo que compensasse os custos”, explicou.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170666/visualizar/