Confiança do consumidor cai 10% em outubro, aponta FGV
O índice de confiança do consumidor medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentou recuo de 10% em outubro, na comparação com setembro. De acordo com a FGV, o indicador recuou aos 101,4 pontos, menor patamar desde junho de 2006. O índice foi divulgado nesta segunda-feira.
Segundo a pesquisa, a queda é a quarta nos últimos cinco meses. Na comparação com o índice de outubro do ano passado, o recuo foi de 10,1%.
A percepção do consumidor a respeito da economia local piorou. Os que classificam a situação como boa cairam de 16,9% em setembro, para 10,1% em outubro. Na mesma comparação, o percentual dos que classificam a situação como ruim subiu de 34,2% para 48,2%.
Com relação às expectativas para o futuro, o percentual de consumidores que que projetam piora para os próximos seis meses quase triplicou: subiu de 13,1% para 30,6% de setembro para outubro. Já os que esperam uma melhora recuaram de 31,3% do total para 23,1%.
A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base numa amostra de aproximadamente 2 mil domicílios em sete capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de outubro foi realizada entre os dias 1 e 20 de outubro de 2008.
Comentários